Medalhista de bronze na Olimpíada de Tóquio 2020, a Argentina foi derrotada pelo Japão, na manhã desta quarta-feira (31), e deu adeus à competição precocemente na na fase de grupos, em Paris. Os asiáticos venceram o jogo na capital francesa por 3 sets a 1, com parciais de 25/16, 25/22, 18/25 e 25/23.
Comandada pelo experiente Marcelo Mendez, multicampeão no comando do Sada Cruzeiro, a Argentina fez jogo duro contra o Japão, mas nem a inspirada atuação de Facundo Conte evitou a desclassificação. O ex-ponteiro cruzeirense foi o maior pontuador da sua seleção, com 19 pontos, e só ficou atrás no quesito em relação ao japonês Yuji Nishida, com 21.
Na rodada de abertura da Olimpíada, os Estados Unidos atropelaram a Argentina, em Paris, por 3 sets a 0. Com as duas derrotas, os hermanos não têm mais chances matemáticas de avançar à próxima fase.
Após dois jogos no Grupo C, os norte-americanos lideram a chave, com 5 pontos, perseguidos pelos japoneses, com 4. A Alemanha ocupa a terceira posição, com 3 pontos, e a Argentina, já eliminada, amarga a lanterna sem nenhum ponto.
Bronze da Argentina em Tóquio
Em Tóquio, com grande atuação de Conte, a Argentina venceu o Brasil no tie-break, por 3 sets a 2, e garantiu um lugar no pódio. À época, o país registrou sua melhor campanha na história do vôlei em uma edição de Jogos Olímpicos.