Após bronze, Jade Barbosa abre o jogo sobre participação na próxima Olimpíada

Brasil conquistou medalha de bronze inédita na ginástica feminina por equipes

Jade Brabosa conquistou sua primeira medalha olímpica da carreira em Paris 2024

O Brasil fez história ao garantir a medalha de bronze na disputa da ginástica por equipes femininas, nesta terça-feira (30), nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Peça fundamental para o grupo das brasileiras, a ginasta Jade Barbosa, de 33 anos, abriu o jogo e falou sobre uma possível participação em Los Angeles 2028.

“Vocês querem saber sobre Los Angeles, né? Eu não sei, assim como eu nem sabia se estaria em Paris. Mas eu consegui. A gente não sabe o dia de amanhã. Então eu dei o meu melhor hoje. Não só hoje como todos os dias”, destacou Jade.

Jade Barbosa fez parte da geração de grandes ginastas brasileiras como Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e Laís Souza. Agora, ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Santos e Júlia Soares, a experiente atleta finalmente conquistou uma medalha olímpica após 20 anos de dedicação à modalidade.

“Eu conquistei muito no esporte e vou continuar fazendo isso. Amanhã estarei no ginásio, enquanto elas precisarem. Daqui quatro anos, eu vou estar aqui para o que a ginástica precisar de mim”, finalizou.

Bronze inédito do Brasil na ginástica

O Brasil ficou com a medalha de bronze na ginástica por equipes femininas nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta terça-feira (30), a equipe formada por Jade Barbosa, Júlia Soares, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira somou 164.497 na pontuação total e ficou atrás somente de Estados Unidos e Itália, ouro e prata.

Na Bercy Arena, o time brasileiro se aproveitou de seu melhor aparelho, o salto sobre a mesa, na quarta e última rotação para o sprint final rumo à medalha. Rebeca Andrade, por exemplo, somou 15.100 no cavalo, a maior nota de toda final.

Ao fim da terceira rotação da final, o Brasil estava na sexta posição na classificação. Estados Unidos, comandada por Simone Biles, e Itália mantiveram suas posições.

O Brasil somou, ao todo, 42.366 no cavalo; 41.199 nas barras assimétricas; 39.966 na trave olímpica de equilíbrio; e 40.966 no exercício de solo. Os EUA somaram a maior nota total nos quatro aparelhos.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.

Ouvindo...