Ouvindo...

Fórmula 1: com brasileiro na lista, conheça os pilotos estreantes na categoria

Três pilotos estreiam oficialmente na categoria nesta temporada

Brasileiro Gabriel Bortoleto, novo piloto da Sauber para 2025

Após sete anos sem pilotos brasileiros no grid de forma regular, a temporada 2025 da Fórmula 1 terá Gabriel Bortoleto como representante do país. O piloto é um dos três novatos na principal categoria do automobilismo mundial nesta temporada.

Além de Bortoleto, da Sauber, Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, estreiam na categoria este ano.

Outros três pilotos, que já guiaram pela Fórmula 1 de forma breve, também ganharam vagas para esta temporada. São os casos de Oliver Bearman, na Haas, Jack Doohan, na Alpine, e Liam Lawson, na Red Bull.

Gabriel Bortoleto

O brasileiro Gabriel Bortoleto, de 20 anos, é uma das caras novas no grid da Fórmula 1 em 2025. Campeão da Fórmula 2 em 2024, Bortoleto começou sua carreira no kart em 2011.

Em 2020, começou sua carreira nos carros de fórmula ao disputar a Fórmula 4 Italiana. Posteriormente disputou a Fórmula Regional Europeia (FRECA), em 2021 e 2022. Em 2023, se sagrou campeão da Fórmula 3 em sua temporada de estreia. Após o excelente desempenho na F3, Gabriel disputou a Fórmula 2 em 2024, onde também foi campeão em sua temporada de estreia.

Antes mesmo de conquistar o título da F2, Bortoleto já havia sido anunciado como novo piloto da Sauber, em contrato multianual junto à equipe suíça.

Andrea Kimi Antonelli

Uma das grandes promessas do automobilismo, Antonelli chega à Mercedes com a dura missão de substituir o heptacampeão mundial Lewis Hamilton. Com apenas 18 anos de idade, o italiano “queimou etapas” e não disputou algumas categorias de formação, como por exemplo, a Fórmula 3.

Iniciou sua trajetória no esporte aos sete anos de idade, no kart. Desde jovem, chamou a atenção de equipes como Ferrari e Mercedes para integrar suas academias de pilotos. Toto Wolff, CEO da Mercedes F1 Team, sempre se mostrou encantado com a habilidade de Antonelli e conseguiu firmar um acordo com o Kimi.

Passou pela Fórmula 4 italiana e pela F4 dos Emirados Árabes, onde foi campeão de ambas em 2022, FRECA, que conquistou na sua temporada de estreia na categoria, em 2023. Em 2024, disputou a Fórmula 2 e teve a oportunidade de guiar pela Mercedes no treino livre 1 do GP da Itália.

Isack Hadjar

Novo piloto da Racing Bulls para 2025, Hadjar também começou sua carreira no automobilismo no kart, aos nove anos de idade. Em 2019, estreou na Fórmula 4 francesa.

Posteriormente, passou pela Fórmula 4 dos Emirados Árabes, FRECA, Fórmula 3 e Fórmula 2. Em 2024, disputou o título da F2 de forma acirrada com Gabriel Bortoleto, mas amargou o vice-campeonato da categoria. Após o fim da temporada, o francês assinou com a Racing Bulls para 2025 e assumiu a vaga de Liam Lawson, a caminho da Red Bull.

Liam Lawson

Tido como “o mais experiente dos novatos”, Lawson não é um estreante na categoria, mas terá a oportunidade de iniciar uma temporada na F1 como piloto titular pela primeira vez neste ano. O neozelandês fará dupla com o tetracampeão Max Verstappen na Red Bull.

Em 2023, fez sua estreia pela AlphaTauri na vaga de Ricciardo, lesionado após acidente no GP da Holanda. Ao todo, o piloto soma 11 Grandes Prêmios na carreira.

Leia também

Oliver Bearman

Assim como Lawson, Oliver Bearman, de 19 anos, também não é estreante na F1, mas pela primeira vez começa uma temporada na categoria. O piloto fez sua estreia oficial na Fórmula 1 em 2024, no GP da Arábia Saudita. Na ocasião, o britânico substituiu Carlos Sainz, que à época corria pela Ferrari e foi afastado devido a um quadro de apendicite. O então estreante chamou a atenção pelo seu desempenho e finalizou a prova na sétima colocação.

Posteriormente, guiou pela Haas nos GPs do Azerbaijão e de São Paulo na vaga de Kevin Magnussen. O britânico assinou um acordo multianual com a equipe estadunidense e inicia a temporada como piloto titular da escuderia.

Jack Doohan

Contratado pela Alpine para a disputa da temporada 2025, Doohan estreou pela equipe francesa na última etapa da F1 em 2024, nos Emirados Árabes. Na ocasião, o australiano substituiu Esteban Ocon, que já havia acertado sua saída da equipe para a Haas.

Doohan inicia o ano como piloto titular da Alpine apesar de começar a temporada pressionado pela “sombra” de Franco Colapinto, que guiou pela Williams em 2024 e assinou como piloto reserva da escuderia francesa para 2025.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.