O Brasil está perto de ter um piloto de volta ao grid da Fórmula 1 após sete anos. Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 e atual líder da Fórmula 2, tem acordo encaminhado para se tornar piloto titular da Sauber Audi a partir da temporada 2025. As informações são do Motorsport.
A negociação entre Bortoleto e Audi se estendeu por todo o segundo semestre de 2024. O brasileiro, que integra a Academia de Pilotos da McLaren, teve a dura missão de negociar sua liberação junto à equipe britânica.
A equipe de Woking aceitou liberar Gabriel após ter a garantia de que ele seria titular na equipe em 2025. O piloto disputava a vaga com o veterano Valtteri Bottas, que integra a Sauber atualmente.
O acordo de Bortoleto com a Sauber Audi será plurianual, e ainda não tem data definida para a oficialização.
Retorno de brasileiro ao grid
A ida de Bortoleto para a Sauber Audi marcará o retorno de um brasileiro ao grid da Fórmula 1 após sete anos de hiato. O último brasileiro a disputar uma temporada como piloto titular na categoria foi Felipe Massa, em 2017, quando guiou pela Williams.
Em 2020, Pietro Fittipaldi, piloto reserva da Haas, disputou dois GPs pela equipe após o grave acidente de Romain Grosjean no Barein. Entretanto, Fittipaldi nunca disputou uma temporada completa na categoria.
Sauber Audi
A montadora alemã Audi selou um acordo para integrar a Fórmula 1. A empresa adquiriu a escuderia suíça Sauber de olho na mudança de regulamento da categoria em 2026. Na próxima temporada, a equipe terá o nome de Sauber Audi, e em 2026, se chamará Audi.
Com isso, a empresa alemã será considerada uma equipe de fábrica. Na prática, isso significa que a Audi será a responsável por todo o projeto do carro, incluindo chassis e motor.