Ouvindo...

Max Verstappen anuncia permanência na Red Bull para temporada 2026 da Fórmula 1

Piloto holandês era alvo da Mercedes para o próximo ano, mas seguirá na escuderia austríaca

Max Verstappen anuncia permanência na Red Bull para temporada 2026 da Fórmula 1

Max Verstappen confirmou, nesta quinta-feira (31), a permanência na equipe Red Bull para a temporada 2026 da Fórmula 1.

Em entrevista antes do início do GP da Hungria, o holandês encerrou os rumores de ida para a Mercedes. O tetracampeão mundial era especulado na escuderia alemã para o próximo ano.

“Na verdade, eu nunca disse nada (sobre permanência) porque estava focado em conversar com a equipe sobre como melhorar nosso desempenho, ideias para o futuro, para o ano que vem também, e por isso eu não tinha nada a acrescentar”, iniciou.

“Acho que é hora de acabar com todos os rumores e, para mim, sempre foi bem claro que eu iria continuar” afirmou Verstappen.

Na sequência, Max destacou os trabalhos junto à equipe como determinante para a permanência.

“Acho que esse também era o sentimento geral dentro da equipe, porque estávamos sempre discutindo o que poderíamos fazer com o carro. Quando você não está interessado em ficar, também para de falar sobre esse tipo de coisa, e eu nunca parei”, destacou o holandês.

Motivos da permanência

Segundo o jornal holandês De Telegraaf, a decisão do piloto pela permanência na escuderia austríaca se dá por dois motivos. O primeiro deles é a impossibilidade de acionamento da “cláusula de performance” no contrato, que previa uma possível rescisão no acordo do piloto junto à equipe caso ele estivesse fora do top4 no Mundial de Pilotos até o fim do GP da Bélgica.

Vencedor da corrida sprint e quarto colocado na corrida principal da etapa belga, Verstappen garantiu o terceiro lugar no campeonato. Tal colocação impediria o piloto de romper o vínculo ao fim desta temporada. Vale destacar que o holandês tem contrato junto à escuderia válido até 2028.

Sem a possibilidade de acionar a cláusula de rescisão, Verstappen não estaria disposto a promover um “guerra nos bastidores” da Red Bull para romper o vínculo e acertar com a Mercedes.

Outro motivo apontado pela publicação é a chegada de Laurent Mekies, novo chefe de equipe da Red Bull, para a vaga de Christian Horner. Christian, que estava no comando da RBR há 20 anos, foi desligado da equipe no início do mês.

Com isso, Max estaria se sentindo confortável na Red Bull e focado em construir o futuro junto à equipe na próxima temporada.

Impacto na Mercedes

Sem possibilidades de acertar com o piloto holandês para a próxima temporada, a Mercedes deve anunciar, em breve, as renovações de George Russell e Kimi Antonelli, atuais pilotos da equipe.

Ambos possuem vínculos com vencimento ao fim da temporada 2025.

Próxima etapa

Max Verstappen e a Red Bull voltam às pistas neste fim de semana para a disputa do Grande Prêmio da Hungria. A etapa começa a ser disputada na sexta-feira, dia 1º de agosto.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.