Ouvindo...

Verstappen vence corrida sprint do GP da Bélgica de F1; Bortoleto é 9º

Holandês ultrapassou Piastri no início da prova e se manteve na ponta até o fim

Verstappen vence corrida sprint do GP da Bélgica de F1; Bortoleto é 9º

Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida sprint do GP da Bélgica de Fórmula 1 na manhã deste sábado (26). Oscar Piastri, da McLaren, e Lando Norris, também da McLaren, completaram o pódio da prova.

Gabriel Bortoleto, da Sauber, largou em 10º e terminou a corrida na nona colocação. O brasileiro ficou uma posição abaixo da zona de pontuação da corrida sprint.

Com o triunfo, Verstappen chegou à 12ª vitória em provas sprint e somou oito pontos na classificação do Mundial de Pilotos.

A corrida

A McLaren, virtual campeã de construtores, decepcionou e largou em ritmo lento. Max Verstappen, que manteve sua Red Bull na cola de Piastri, aproveitou e ainda na primeira volta ultrapassou o pole position Oscar Piastri por fora para assumir a ponta. Lando Norris, que largou em terceiro, foi ultrapassado pela Ferrari de Charles Leclerc.

Gabriel Bortoleto aproveitou a ausência da Alpine de Pierre Gasly, que teve problemas no carro, após se classificar em oitavo para a prova sprint, e ganhou uma posição, ocupando o nono lugar, entre as Racing Bulls de Isack Hadjar e de Liam Lawson.

Na quarta volta, Norris se recuperou e passou Leclerc, retomando o terceiro posto. Verstappen se segurava na liderança, 0s5 à frente de Piastri, que era seguido por Norris, Leclerc, Ocon, Sainz e Bearman. Lembrando os duelos pela Fórmula 2 de 2024, Bortoleto tentava se aproximar de Hadjar.

Na metade da corrida sprint, os pilotos mantinham suas posições, com uma distância segura dos adversários, e portanto, sem outras ultrapassagens. Na briga pela vitória, o trio Verstappen, Piastri e Norris se isolou na frente, abrindo 3s6 em relação à Ferrari de Leclerc. No fundo, Hamilton era o 16º.

A briga pela ponta se acirrou na décima volta. Piastri abria a asa móvel para investir sobre o tetracampeão, mas também era atacado por Norris. Bortoleto estava isolado em nono, a 1s7 da Racing Bulls de Hadjar e, consequentemente, da zona de pontuação - os oito primeiros pontuam na corrida sprint.

Piastri desperdiçou a última chance de ultrapassagem na volta derradeira, mesmo com a asa aberta, e Max Verstappen comemorou o triunfo na prova sprint, sua 12ª na carreira, seguido pelos carros da McLaren, Leclerc, Ocon e Sainz. Bortoleto segurou a pressão de Lawson no fim da corrida e foi o nono colocado.

Resultados

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Esteban Ocon (Haas)
  6. Carlos Sainz (WIlliams)
  7. Oliver Bearman (Haas)
  8. Isack Hadjar (RB)
  9. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  10. Liam Lawson (RB)
  11. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  12. George Russell (Mercedes)
  13. Lance Stroll (Aston Martin)
  14. Fernando Alonso (Aston Martin)
  15. Lewis Hamilton (Ferrari)
  16. Alexander Albon (Williams)
  17. Kimi Antonelli (Mercedes)
  18. Nico Hülkenberg (Sauber)
  19. Franco Colapinto (Alpine)
  20. Pierre Gasly (Alpine)

Programação

Sexta-feira, 25 de julho

  • Treino livre: 7h30
  • Classificação para corrida sprint: 11h30

Sábado, 26 de julho

  • Corrida sprint: 7h
  • Classificação para a corrida principal: 11h

Domingo, 27 de julho

  • Corrida principal: 10h

Horário de Brasília

*Com agências

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.