Contratado pela Ferrari para a disputa da temporada 2025 da Fórmula 1, Lewis Hamilton tem a dura missão de encerrar jejuns insólitos da equipe italiana. A tradicional escuderia amarga um jejum de 17 anos sem título do Mundial de Construtores.
Além da marca negativa entre os construtores, a equipe não consagra um piloto como campeão mundial há 18 anos. Por fim, Hamilton precisará pôr fim a um jejum curioso: desde 1964 a Ferrari não tem um piloto britânico campeão mundial.
Hamilton é o maior campeão da história da Fórmula 1 ao lado de Michael Schumacher, com sete títulos.
Jejum no Mundial de Construtores
Presente no grid da Fórmula 1 desde sua temporada de estreia, em 1950, a Ferrari é a maior vencedora do Mundial de Construtores, com 16 títulos.
Apesar da marca positiva, a escuderia italiana vive um jejum de 17 anos sem títulos entre os construtores. A última vez que a equipe levantou o troféu foi em 2008. À época, o brasileiro Felipe Massa era piloto da Ferrari.
Jejum no Mundial de Pilotos
Além do recorde de maior vencedora entre os construtores, a Ferrari também é a equipe que mais consagrou pilotos como campeões mundiais, em 15 oportunidades.
Contudo, são 18 anos sem um piloto campeão do mundo pela Ferrari. O último a conquistar o Mundial de Pilotos pela equipe foi Kimi Räikkönen, em 2007.
Britânico não conquista título pela Ferrari?
Nono piloto britânico a guiar pela Ferrari, Hamilton também tentará pôr fim a um tabu curioso. Apenas dois pilotos compatriotas do heptacampeão mundial conquistaram títulos pela Ferrari.
O primeiro foi Mike Hawthorn, que conquistou o título de pilotos pela equipe em 1958. Já em 1964, John Surtees auxiliou a equipe a dominar a temporada e conquistar os Mundiais de Pilotos e Construtores.
Desde então, três britânicos defenderam a equipe: Nigel Mansell, Eddie Irvine e Oliver Bearman. Contudo, nenhum piloto conquistou o Mundial de Pilotos pela Ferrari;
Vale destacar que Bearman, último piloto nascido na Terra da Rainha a guiar pela escuderia, disputou apenas uma etapa pela Ferrari, na temporada 2024, no GP da Arábia Saudita. Na ocasião, Ollie substituiu Carlos Sainz, afastado devido a um caso de apendicite, e finalizou a etapa na sétima colocação.
Estreia pela equipe
A estreia oficial de Hamilton pela Ferrari está perto de acontecer. A temporada 2025 da Fórmula 1 irá começar no dia 14 de março, com o GP da Austrália. Ao todo, serão disputadas 24 etapas ao longo do ano. O Brasil receberá uma prova da categoria, entre os dias 7 e 9 de novembro, no Circuito de Interlagos, em São Paulo.