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Chefe de equipe da Ferrari define foco na temporada 2026 da Fórmula 1

Frederic Vasseur revelou que equipe não realizará grandes atualizações no SF-25 no decorrer desta temporada

Frederic Vasseur (à esq.), chefe de equipe da Ferrari, ao lado do piloto Charles Leclerc (à dir.)

Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, revelou que a equipe focará no desenvolvimento do novo carro para a temporada 2026. Com isso, a escuderia não deverá promover grandes atualizações no SF-25, modelo da Ferrari neste ano.

O dirigente destacou que a equipe fará pequenos ajustes no carro até o fim da temporada, mas apontou que não são esperadas grandes novidades.

“Quanto mais nos aproximamos do final da temporada, mais precisamos nos concentrar no próximo ano. É claro que faremos pequenos ajustes até o final do ano, principalmente relacionados às características de cada pista e às condições climáticas, mas não são esperados grandes atualizações”, revelou Fred Vasseur.

Cercada de expectativas para 2025 após a contratação de Lewis Hamilton, a Ferrari ainda não confirmou o que era esperado. Mesmo com o segundo lugar no Mundial de Construtores, a equipe é a única do top4 que não venceu um GP nesta temporada.

Lewis chegou a ganhar a corrida sprint do Grande Prêmio da China, no entanto, o triunfo não conta para as estatísticas oficiais da categoria.

Mudança de regulamento em 2026

A Fórmula 1 terá uma grande mudança no regulamento para 2026. Os novos carros terão peso reduzido em 30kg. Além disso, terão uma redução na distância entre-eixos, que passará dos atuais 3.600 mm para 3.400 mm.

Outra mudança será a diminuição da largura dos bólidos, de 2.000 mm para 1.900 mm. O objetivo das alterações é deixar os carros mais ágeis que os atuais.

As unidades de potência também passarão por mudanças. A Fórmula 1 ruma para uma unidade de potência híbrida, que contará com uma divisão de força 50/50 entre o motor de combustão V6 turbo e a unidade elétrica, chamada MGU-K.

Atualmente, os carros são equipados com motores híbridos (motor a combustão V6 + motor elétrico), cuja unidade de potência elétrica conta com duas unidades elétricas, MGU-H e MGU-K. As duas unidades elétricas são responsáveis por gerar cerca de 120/kWhs, cerca de 160 cavalos.

A partir do próximo ano, o MGU-H deixará de ser utilizado. Sendo assim, os motores híbridos passarão a ser compostos pela unidade a combustão V6 unida a uma unidade elétrica, MGU-K. Esta unidade será responsável por gerar 350kWhs. Informações apontam que a divisão de força entre as unidades será 50/50.

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Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.