Ouvindo...

Brasil leva susto no Sul-Americano Sub-20, mas vence Equador e vai à fase final

Regulamento ajudou ao não priorizar saldo de gols; equatorianos não podem mais passar a Seleção por causa do confronto direto

Deivid Washington comemora gol da Seleção Sub-20 em vitória sobre o Equador

A derrota de 6 a 0 para a Argentina, na estreia do Sul-Americano Sub-20, abriu um abismo para a Seleção Brasileira, mas a molecada está conseguindo escalá-lo. Nesta quinta-feira (30), o time de Ramon Menezes venceu o Equador por 3 a 2 e conseguiu a classificação para a fase final com uma rodada de antecedência. O jogo foi no estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela.

O time abriu 3 a 0, mas cedeu dois gols na etapa final, um deles falha do goleiro Robert, do Atlético. Mas o susto não impediu a vitória segurando o resultado nos minutos finais.

A vaga chegou porque o primeiro critério de desempate da competição organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) é o confronto direto. O Brasil está na terceira colocação do Grupo B, com seis pontos, com Argentina e Colômbia na ponta, com sete. O Equador tem três, e a Bolívia, que não joga mais, tem zero.

Os equatorianos podem até empatar em pontos com o Brasil, se baterem a Argentina na rodada final, no sábado (1), e o Brasil perder para a Colômbia, no mesmo dia. Mas como o desempate é no embate direto, não há como o Equador passar após a derrota desta quinta.

Domínio inicial

O Brasil fez sua melhor partida no Sul-Americano, mantendo a posse de bola e empilhando oportunidades de gol contra um frágil Equador, no início, que não conseguia produzir mesmo com a presença em campo de Kendry Paez, revelação de 17 anos do Independiente Del Valle que já está vendido ao Chelsea.

O Brasil abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Iago, do Flamengo, cabeceando após cobrança de escanteio de Pedrinho, ex-Corinthians e hoje no Zenit (RUS). Dois minutos depois, Deivid Washington, do Chelsea (ING) e que está sendo emprestado ao Santos, fez o segundo após receber cruzamento de Gustavo e marcar de peixinho.

No finalzinho da etapa final, Deivid ampliou, novamente de cabeça, após cobrança de falta de Pedrinho pela esquerda.

O Brasil administrou bem o segundo tempo até a parte final, mas levou um gol, aos 31 minutos, após saída errada do goleiro Robert, do Atlético, em lance aproveitado por Obando. Na sequência, de pênalti, Paez marcou de pênalti, aos 38 minutos. No final Robert fez ótima defesa evitando o empate.

No sábado, o Brasil encara a Colômbia às 18h (de Brasília), no mesmo estádio, pela última rodada da fase de grupos. O time pode até terminar em primeiro se ganhar e a Argentina não vencer o Equador. Os três primeiros vão ao hexagonal final, quando tudo é zerado e todo mundo joga contra todo mundo.

Os quatro primeiros se classificam para o Mundial Sub-20 do Chile, entre setembro e outubro de 2025. Se os chilenos estiverem entre os quatro, como já estão garantidos no torneio da Fifa por ser o país-sede, o quinto se garante.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.