Endrick foi apresentado oficialmente como novo reforço do Lyon, da França, na manhã desta segunda-feira (5). O atacante de 19 anos foi contratado por empréstimo de um ano e, durante o evento, revelou ter recebido conselho de Carlo Ancelotti, técnico da
“Meu objetivo pessoal é ajudar o Lyon. Quero jogar e ajudar o Lyon a conquistar títulos. Também quero que eles terminem o mais alto possível na Ligue 1. Sou um cara que sempre quer vencer.”
Endrick trabalhou com Ancelotti no
“Conversei com Ancelotti e ele me deu instruções sobre como melhorar como jogador. Os conselhos dele realmente me marcaram. Ele me disse: ‘Vá, desenvolva seu futebol, quero que você seja feliz.’ Ele foi um grande treinador no Real Madrid. Segui todos os conselhos dele e ele me ajudou a desenvolver meu jogo.”
Endrick foi contratado pelo Real Madrid em dezembro de 2022 por um valor fixo de 35 milhões de euros (R$ 199 milhões na cotação da época), mas se transferiu ao clube espanhol em julho de 2024, quando completou 18 anos. Porém, no time merengue o jogador não conseguiu se firmar. Ao todo, ele marcou sete gols e concedeu uma assistência em 40 jogos.
Apesar disso, o atacante disse ter vivido seu melhor momento.
“Os últimos seis meses em Madrid foram os melhores da minha vida. Tive tempo com a minha esposa e tempo para construir a minha casa. Agora estou melhor. Agora sou uma pessoa mais madura e melhor. Agora estou focado no meu trabalho. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que estiveram no meu caminho. Repito: estes seis meses foram os melhores da minha vida.”
Endrick no Palmeiras
Durante sua passagem pelo time principal do Palmeiras, Endrick participou de cinco conquistas: o Campeonato Brasileiro (2022 e 2023), o Campeonato Paulista (2023 e 2024) e a Supercopa do Brasil (2023). No Brasileirão de 2023, teve papel importante na campanha do título ao contribuir com gols na reta final da competição.
Em números, o atacante soma 81 partidas, 21 gols e três assistências pelo Verdão. Além disso, acumula marcas expressivas: Ele é o jogador mais jovem a estrear e a marcar um gol pelo clube, além de ser o mais jovem a balançar as redes no Campeonato Brasileiro de pontos corridos e na Copa Libertadores.
Na base, Endrick também deixou seu nome marcado. O atacante é o primeiro atleta a conquistar títulos em todas as categorias de base e no profissional pelo Palmeiras (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional).
Por fim, individualmente, Endrick foi reconhecido com prêmios como a Revelação do Campeonato Brasileiro 2022, Bola de Prata (gol mais bonito de 2023 e revelação de 2023) e presença na seleção da temporada 2023 pelo Troféu Mesa Redonda.