Ano de Copa do Mundo é sempre um convite para revisitar edições que ajudam a explicar o futebol contemporâneo. A Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia, marcou a consolidação do futebol europeu e o surgimento definitivo de uma geração talentosa que dominaria o cenário nos anos seguintes.
A 21ª edição do torneio foi realizada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. A competição contou com 32 seleções e foi disputado em 11 cidades-sede. Em campo, a França conquistou seu segundo título mundial ao vencer a Croácia na final, em Moscou.
França levanta troféu de campeã da Copa do Mundo de 2018
Relembre a competição
O regulamento manteve o formato com oito grupos de quatro seleções, classificando as duas melhores para as oitavas de final.
Chegaram como favoritas a Alemanha, atual campeã, o Brasil, a França, a Espanha e a Argentina. Bélgica e Croácia apareciam como possíveis surpresas, apoiadas por gerações técnicas e experientes.
Países que disputaram a Copa do Mundo de 2018:
- Rússia
- França
- Croácia
- Bélgica
- Inglaterra
- Espanha
- Portugal
- Alemanha
- Brasil
- Argentina
- Uruguai
- México
- Colômbia
- Peru
- Panamá
- Costa Rica
- Japão
- Coreia do Sul
- Austrália
- Irã
- Arábia Saudita
- Marrocos
- Tunísia
- Egito
- Nigéria
- Senegal
- Islândia
- Suécia
- Suíça
- Dinamarca
- Polônia
- Sérvia
Primeira fase
A fase de grupos teve surpresas marcantes. A Alemanha foi eliminada ainda na primeira fase após derrotas para a Coreia do Sul e para o México. O Brasil avançou como líder ao empatar com a Suíça na estreia e vencer Costa Rica e Sérvia nas próximas rodadas.
A Croácia venceu seus três jogos e se destacou, assim como Bélgica e Inglaterra.
A França venceu Austrália e Peru, empatou com a Dinamarca e se classificou como líder do grupo.
Oitavas de final
Nas oitavas, a França venceu a Argentina por 4 a 3, com atuação brilhante de Mbappé. O Brasil venceu o México por 2 a 0 e seguiu na disputa.
Nas oitavas da Copa de 2018, três jogos foram decididos nos pênaltis: a Croácia avançou contra a Dinamarca, a Rússia eliminou a Espanha e a Inglaterra venceu a Colômbia.
O Uruguai eliminou Portugal após vencer por 2 a 1, a Bélgica venceu o Japão por 3 a 2 e a Suécia eliminou a Suíça ao vencer por 1 a 0.
Quartas de final
A França venceu o Uruguai por 2 a 0. A Bélgica superou o Brasil por 2 a 1 com um gol contra de Fernandinho.
A Inglaterra derrotou a Suécia por 2 a 0, e a Croácia avançou novamente nos pênaltis, desta vez contra a Rússia.
Semifinais
No primeiro jogo, a França venceu a Bélgica por 1 a 0, com gol de Umtiti, e garantiu vaga na final.
No outro confronto, a Croácia derrotou a Inglaterra por 2 a 1, de virada, na prorrogação, alcançando sua primeira decisão em Copas.
Samuel Umtiti com a taça da Copa do Mundo de 2022
Disputa do terceiro lugar
Na disputa do terceiro lugar, a Bélgica venceu a Inglaterra por 2 a 0, garantindo a melhor campanha de sua história em Copas do Mundo.
Final
A final da Copa do Mundo de 2018 foi disputada no Estádio Lujniki, em Moscou. A França venceu a Croácia por 4 a 2, com gols de Griezmann, Pogba, Mbappé e Mandžukić (contra). A vitória deu aos franceses o segundo título mundial, exatamente 20 anos após o primeiro.
Pogba se destacou em 2018, no título da França
Com apenas 18 anos, Mbappé foi o grande nome da Seleção Francesa na conquista. Ele faturou o prêmio da Fifa de Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo.
Mbappé comemora título da Copa do Mundo de 2018
O desempenho do Brasil na Copa do Mundo de 2018
Comandado por Tite, o Brasil teve campanha consistente, mas foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica. Neymar, Coutinho e Casemiro foram destaques de uma equipe que deixou o torneio com sensação de competitividade, mas sem alcançar o objetivo final.
Seleção Brasileira que jogou a Copa do Mundo de 2018