O planejamento da comissão técnica da Seleção Brasileira não prevê a convocação de Neymar para os jogos de setembro pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante de 32 anos está em fase final de recuperação de uma grave lesão no joelho esquerdo.
O Brasil vai enfrentar o Equador no dia 6 de setembro, pela sétima rodada, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e o Paraguai em 10 de setembro, no Defensores Del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada. O técnico Dorival Júnior deve anunciar os convocados até o fim da próxima semana.
Neymar tem conversado com a diretoria de Seleções da CBF para informar sobre a recuperação. Há contato também com o médico-chefe da Seleção, Rodrigo Lasmar. A fase final de recuperação aborda aspectos físicos, mas é preciso testes em campo em seu clube, o Al Hilal, da Arábia Saudita.
A previsão do Al Hilal é que Neymar possa estar em campo entre meados de setembro e início de outubro. O Campeonato Saudita começa no fim de agosto, e a estreia do time comandado por Jorge Jesus será em 24 de agosto, contra o Al Akhdoud. Antes, no dia 13, joga a semifinal da Supercopa Saudita contra o Al-Ahli Saudi.
Neymar é peça fundamental no plano de trabalho do técnico Dorival Júnior. A experiência do jogador, e o fato de ser um dos líderes do atual elenco, respeitado no vestiário, fez com que em nenhum momento ele estivesse fora dos planos.
Se tudo correr bem em seu final de recuperação, ele estará na lista para os jogos da Data Fifa de outubro, entre 7 e 15, contra o Chile, fora de casa, e Peru, no Brasil, em estádio a ser definido.
Neymar teve rompimentos no ligamento cruzado anterior (LCA) e no menisco em campo pela Seleção, no dia 17 de outubro de 2023, contra o Uruguai, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias. O Brasil perdeu por 2 a 0.
A Seleção é apenas a sexta colocada nas Eliminatórias, com sete pontos após seis partidas, posição limite de classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, que terá 48 participantes pela primeira vez. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.
A Argentina lidera com 15 pontos, com o Uruguai logo atrás, com 13. A Colômbia tem 12, a Venezuela, nove, e o Equador, oito. O Peru é o décimo, e último, com dois pontos apenas.
Na primeira competição oficial de Dorival Júnior, o Brasil foi eliminado, no início de julho, pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América, nos Estados Unidos, ao perder na decisão por pênaltis. Em oito partidas, o treinador ainda está invicto, com três vitórias e cinco empates. Contra o Equador, ele estreará nas Eliminatórias.