Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras define posição após não assinar manifesto por mudanças na CBF

Movimento contou com adesão de praticamente todos os clubes das Séries A e B

Palmeiras foi um dos clubes que apoiou candidatura de Samir Xaud

Apoiador do candidato Samir Xaud para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Palmeiras não assinou manifesto organizado pelos clubes da LFU (Liga Forte Futebol) e da Libra (Liga do Futebol Brasileiro).

As equipes listaram oito pedidos para a próxima gestão da CBF. Entre eles, regras de Fair Play financeiro e criação da Liga.

No entendimento da direção palmeirense, o momento não é de cobrar ou pressionar o novo presidente, mas sim transmitir tranquilidade para Samir Xaud assumir a gestão da entidade máxima do futebol brasileiro.

O Verdão foi um dos dez clubes que apoiou formalmente o candidato da Federação Roraimense de Futebol, que deve ser eleito por aclamação, no próximo domingo (25).

Leia também

Articulação dos clubes

A Liga Forte União (LFU) publicou, na noite dessa segunda-feira (19), um manifesto com oito exigências para a nova gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Samir Xaud será eleito por aclamação no próximo domingo (25). O candidato não foi endossado pelos clubes da elite do futebol nacional, que preferiam Reinaldo Bastos para o cargo.

Dentre as exigências estão a alteração do processo eleitoral para que os clubes tenham mais protagonismo. Eles pedem profissionalização da arbitragem, criação de uma liga única e estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro.

No último sábado (17), 32 clubes divulgaram um comunicado para apoiar Reinaldo Carneiro Bastos. Apesar da publicação ter sido feito pela LFU, clubes da Libra também participaram da elaboração das exigências.

Os clubes tentaram articular com Reinaldo Bastos uma candidatura, mas foram vencidos por Samir Xaud. Os votos das Federações têm peso 3 na eleição da CBF, enquanto votos de clubes da Série A tem peso 2 e os clubes da Série B, um.

Exigências em manifesto

  1. Alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos;
  2. Obrigatoriedade da participação dos Clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF
  3. Compromisso de criação da Liga e reconhecimento de que as propriedades comerciais das Séries A e B pertencem aos Clubes
  4. Alteração das regras de governança, dando efetivamente poder executivo à Comissão Nacional de Clubes
  5. Profissionalização da arbitragem garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, e investimento em treinamento permanente
  6. O calendário do ciclo 2026-2030 precisa ser aprovado por Libra e LFU em conjunto com CBF
  7. Fomento e apoio financeiro especialmente direcionado às Séries B, C e D assim como ao Futebol Feminino
  8. Estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.