O
Apesar das reclamações, o árbitro Wilton Pereira Sampaio considerou o lance normal e não marcou a penalidade máxima.
Na noite desse domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR do lance. Na gravação, é possível ver que os árbitros de vídeo analisaram a jogada, mas assim como o juiz de campo, consideraram o contato do meia flamenguista como não faltoso.
Veja a análise do VAR do lance entre Jorginho x Gustavo Gómez:
AVAR: Essa mão aqui é só uma mão de referência.
AVAR2: Não impacta. Perfeito.
Caio Max Augusto Vieira (VAR): Wilton, pode seguir. Os dois braços dele estão estendidos e não faz[em] a flexão com o impacto.
Lances polêmicos
Após a partida, o técnico Abel Ferreira reclamou de outras decisões da arbitragem. O
“O pênalti, é verdade que o Bruno pode evitar aquela situação, mas temos que ver o que se passa antes. O Bruno é lançado ao chão. Se fosse no basquete, até era falta de ataque, mas isto não é basquete, é futebol. O árbitro decide. O meu jogador está parado e, pelo menos na imagem que eu vi, o Pedro acho que lhe dá um empurrão e tira vantagem, porque o meu jogador está no chão. Há um lance que é precedido de uma falta sobre o Vitor Roque, mas volto a dizer o árbitro manda”, disse Abel.
Na ocasião, o VAR não teve dúvidas quanto à ação faltosa de Fuchs na área, mas discutiu duas possíveis infrações do Fla no lance que originou a marcação do árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).
A primeira, de Danilo em Vitor Roque, foi rapidamente descartada. Responsável pelo VAR, Caio Max Augusto Vieira (GO) entendeu que, mesmo que houvesse infração, a jogada não fazia mais parte do lance de ataque do Flamengo.
A segunda possível falta foi a que gerou mais polêmica e reclamações por parte do Palmeiras. Na visão da comissão técnica alviverde, Bruno Fuchs teria sido derrubado por Pedro antes de cometer o pênalti no atacante do Flamengo.
Flamengo 3 x 2 Palmeiras
Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Arrascaeta, Pedro e Jorginho. Gustavo Gómez e Vitor Roque anotaram os tentos do Palmeiras.
Com o resultado, o Flamengo igualou a pontuação do Verdão (61), que segue na liderança da competição por ter mais vitórias que o concorrente direto.