Ouvindo...

Foi falta em Fuchs? Veja análise do VAR sobre pênalti para Flamengo contra Palmeiras

Comissão técnica do Palmeiras reclama que zagueiro teria sido derrubado antes de cometer penalidade em Pedro

Jogadores do Palmeiras reclamaram de falta em Fuchs antes de pênalti marcado a favor do Flamengo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (20), a análise do VAR sobre o pênalti marcado a favor do Flamengo contra o Palmeiras nesse domingo (19), em jogo válido pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O lance ocorreu aos 37 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Bruno Fuchs derrubou o atacante Pedro dentro da área, e a penalidade máxima foi confirmada.

O VAR não teve dúvidas quanto à ação faltosa de Fuchs, mas discutiu duas possíveis infrações do Fla no lance que originou a marcação do árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).

A primeira, de Danilo em Vitor Roque, foi rapidamente descartada. Responsável pelo VAR, Caio Max Augusto Vieira (GO) entendeu que, mesmo que houvesse infração, a jogada não fazia mais parte do lance de ataque do Flamengo.

“A partir do momento que ele joga essa bola para trás, não tem mais verticalidade e a equipe está totalmente no seu campo de defesa e postada”, afirmou, em conversa com os assistentes.

Foi falta em Fuchs?

A segunda possível falta foi a que gerou mais polêmica e reclamações por parte do Palmeiras. Na visão da comissão técnica alviverde, Bruno Fuchs teria sido derrubado por Pedro antes de cometer o pênalti no atacante do Flamengo.

Os três integrantes do VAR, Caio Max, Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS) e André da Silva Bittencourt (RS), no entanto, entenderam que foi o defensor do Verdão que buscou o contato com o camisa 9 rubro-negro. Leia, abaixo, a análise completa.

  • Caio Max Augusto Vieira (VAR): Wilton, o penal está confirmado, vamos só checar o app (lance que originou o pênalti).
  • Caio Max Augusto Vieira (VAR): Para vocês [assistentes do VAR], essa ação desse jogador de ficar parado aqui, ele vai de frente e depois impacta esse jogador de ir para a jogada e poder se defender melhor?
  • AVAR: Quem busca aí é o jogador de verde que busca o de vermelho, né?
  • AVAR: O jogador de vermelho está correndo, o jogador de verde está parado.
  • AVAR: O que ele tem como fazer? Ele vai desviar ou vai parar? Ele para e tem o contato para mim, buscado pelo jogador de verde.
  • AVAR: O vermelho está correndo para o ataque e o verde parado ali, buscando o vermelho. Ele se desloca para o caminho do vermelho.
  • Wilton Pereira Sampaio (árbitro): Aqui no banco falam que ‘ok’ o pênalti, mas querem a falta antes, tá? Do Pedro.
  • Caio Max Augusto Vieira (VAR): Wilton, já foram checadas duas possíveis faltas. Na origem da jogada, não faz parte da fase de ataque. Depois, Pedro tem um encontrão junto com o defensor. O penal está confirmado, tá? O jogador defensor se coloca na frente do jogador atacante, que vai se desvencilhar dele. Acabam trombando e ele deixa o corpo cair. Depois, ele comete o penal pisando no pé dentro da área. O penal está confirmado, ok?

Jorginho converteu o pênalti e anotou o segundo gol do Flamengo na vitória por 3 a 2 no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Abel Ferreira reclama

Após a partida, o técnico Abel Ferreira reclamou da arbitragem. Para o comandante do Palmeiras, houve falta clara de Pedro em Fuchs antes do pênalti.

“O pênalti, é verdade que o Bruno pode evitar aquela situação, mas temos que ver o que se passa antes. O Bruno é lançado ao chão. Se fosse no basquete, até era falta de ataque, mas isto não é basquete, é futebol. O árbitro decide. O meu jogador está parado e, pelo menos na imagem que eu vi, o Pedro acho que lhe dá um empurrão e tira vantagem, porque o meu jogador está no chão. Há um lance que é precedido de uma falta sobre o Vitor Roque, mas volto a dizer o árbitro manda”, disse Abel.

Flamengo 3 x 2 Palmeiras

Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Arrascaeta, Pedro e Jorginho. Gustavo Gómez e Vitor Roque anotaram os tentos do Palmeiras.

Com o resultado, o Flamengo igualou a pontuação do Verdão (61), que segue na liderança da competição por ter mais vitórias que o concorrente direto.

Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.