A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (20), a análise do VAR sobre o pênalti marcado a favor do
O VAR não teve dúvidas quanto à ação faltosa de Fuchs, mas discutiu duas possíveis infrações do Fla no lance que originou a marcação do árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).
A primeira, de Danilo em Vitor Roque, foi rapidamente descartada. Responsável pelo VAR, Caio Max Augusto Vieira (GO) entendeu que, mesmo que houvesse infração, a jogada não fazia mais parte do lance de ataque do Flamengo.
“A partir do momento que ele joga essa bola para trás, não tem mais verticalidade e a equipe está totalmente no seu campo de defesa e postada”, afirmou, em conversa com os assistentes.
Foi falta em Fuchs?
A segunda possível falta foi a que gerou mais polêmica e reclamações por parte do Palmeiras. Na visão da comissão técnica alviverde, Bruno Fuchs teria sido derrubado por Pedro antes de cometer o pênalti no atacante do Flamengo.
Os três integrantes do VAR, Caio Max, Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS) e André da Silva Bittencourt (RS), no entanto, entenderam que foi o defensor do Verdão que buscou o contato com o camisa 9 rubro-negro. Leia, abaixo, a análise completa.
- Caio Max Augusto Vieira (VAR): Wilton, o penal está confirmado, vamos só checar o app (lance que originou o pênalti).
- Caio Max Augusto Vieira (VAR): Para vocês [assistentes do VAR], essa ação desse jogador de ficar parado aqui, ele vai de frente e depois impacta esse jogador de ir para a jogada e poder se defender melhor?
- AVAR: Quem busca aí é o jogador de verde que busca o de vermelho, né?
- AVAR: O jogador de vermelho está correndo, o jogador de verde está parado.
- AVAR: O que ele tem como fazer? Ele vai desviar ou vai parar? Ele para e tem o contato para mim, buscado pelo jogador de verde.
- AVAR: O vermelho está correndo para o ataque e o verde parado ali, buscando o vermelho. Ele se desloca para o caminho do vermelho.
- Wilton Pereira Sampaio (árbitro): Aqui no banco falam que ‘ok’ o pênalti, mas querem a falta antes, tá? Do Pedro.
- Caio Max Augusto Vieira (VAR): Wilton, já foram checadas duas possíveis faltas. Na origem da jogada, não faz parte da fase de ataque. Depois, Pedro tem um encontrão junto com o defensor. O penal está confirmado, tá? O jogador defensor se coloca na frente do jogador atacante, que vai se desvencilhar dele. Acabam trombando e ele deixa o corpo cair. Depois, ele comete o penal pisando no pé dentro da área. O penal está confirmado, ok?
Jorginho converteu o pênalti e anotou o segundo gol do Flamengo na vitória por 3 a 2 no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Abel Ferreira reclama
Após a partida,
“O pênalti, é verdade que o Bruno pode evitar aquela situação, mas temos que ver o que se passa antes. O Bruno é lançado ao chão. Se fosse no basquete, até era falta de ataque, mas isto não é basquete, é futebol. O árbitro decide. O meu jogador está parado e, pelo menos na imagem que eu vi, o Pedro acho que lhe dá um empurrão e tira vantagem, porque o meu jogador está no chão. Há um lance que é precedido de uma falta sobre o Vitor Roque, mas volto a dizer o árbitro manda”, disse Abel.
Flamengo 3 x 2 Palmeiras
Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Arrascaeta, Pedro e Jorginho. Gustavo Gómez e Vitor Roque anotaram os tentos do Palmeiras.
Com o resultado, o Flamengo igualou a pontuação do Verdão (61), que segue na liderança da competição por ter mais vitórias que o concorrente direto.