Ouvindo...

Ednaldo Rodrigues ‘abre mão’ de presidência da CBF e manda recado ao sucessor

Dirigente foi afastado do cargo máximo da entidade na última quinta-feira (15)

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo de presidente da CBF

Ednaldo Rodrigues ‘abriu mão’ da disputa judicial que poderia reconduzi-lo ao cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta segunda-feira (19), o ex-mandatário apresentou uma petição no Superior Tribunal Federal (STF) com a decisão.

Ednaldo também desejou sorte ao sucessor do cargo. Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, deve ser eleito por aclamação.

“Este gesto, sereno e consciente, representa o esforço do peticionário em deixar para trás este último ato do litígio, rejeitar narrativas que ferem sua honra e de sua família, e reafirmar, diante dessa Suprema Corte, como sempre fez, seu compromisso com o respeito à Justiça, à verdade dos fatos e à estabilidade institucional da Confederação Brasileira de Futebol (...)”, escreve a defesa de Ednaldo em parte da petição.

"(Ednaldo) Declara que, em relação às novas eleições convocadas pelo interventor, não estar concorrendo a qualquer cargo ou apoiando qualquer candidato, desejando sucesso e boa sorte àqueles que vão assumir a gestão do futebol brasileiro”, registra outro trecho.

A informação foi publicada pelo ge.globo e confirmada pela Itatiaia.

O STF rejeitou, nesse domingo (18), o pedido de Ednaldo Rodrigues para retornar à presidência da CBF. Desta forma, a intervenção na entidade continua, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), na última quinta-feira (15). Fernando Sarney foi nomeado interventor e convocou novas eleições para o próximo domingo (25).

Leia também

Ednaldo Rodrigues fora

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) . A decisão foi assinada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Gabriel de Oliveira Zéfiro, na última quinta-feira (15). Ainda segundo a decisão, o vice Fernando Sarney assumiu o comando da CBF e precisará convocar eleições “o mais rápido possível”.

“Depois de tanto tempo, com idas e vindas, negociações, alinhamentos políticos e desalinhamentos políticos, admito que soa bastante lógico colocar a responsabilidade pela realização do pleito eleitoral da CBF nas mãos de um dos seus vice-presidentes, ainda mais sendo ele o mais antigo na instituição”, diz parte da decisão.

A decisão ocorreu no âmbito da apuração, a pedido do Superior Tribunal Federal (STF), de uma suposta irregularidade no acordo que culminou com Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF. Segundo o texto, houve uma falsificação da assinatura do então dirigente Coronel Nunes para homologar o acordo.

Ednaldo na CBF

Ednaldo Rodrigues foi reeleito para mais quatro anos no cargo em março. Ednaldo era candidato único ao cargo após a desistência de Ronaldo Fenômeno .

Ednaldo recebeu os votos de todas as 27 federações, além de todos os votos dos clubes das Séries A e B. Além da confirmação de reeleição, foram eleitos oito vice-presidentes: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti.

A trajetória de Ednaldo Rodrigues no comando da CBF começou em agosto de 2021. Na oportunidade, ele foi nomeado para o cargo de presidente após indicação do Conselho de Administração da entidade, assumindo a presidência interinamente em um momento decisivo para a CBF. Ele foi escolhido para substituir Rogério Caboclo, que havia sido afastado pela Comissão de Ética da confederação após três denúncias de assédio sexual e assédio moral.

Samir Xaud

Samir Xaud, de 41 anos, conquistou apoio de dez clubes e de 26 federações para viabilizar a eleição por aclamação na CBF. O roraimense conseguiu, politicamente, tirar Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), do páreo.

O futuro presidente da CBF se apresentou ao público, destacando a suas competências à frente do futebol do estado do norte do país.

“Samir Xaud é um roraimense de 41 anos, médico, com duas especializações em infectologia e medicina esportiva. Hoje, vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol, com 12 anos de vida de gestão pública, como secretário de saúde, com presidente do Sindicato dos Médicos de Roraima”, apresentou-se Xaud.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.