Ouvindo...

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF

Decisão também determina realização de eleição “o mais rápido possível”

Ednaldo Rodrigues está afastado do cargo de presidente da CBF

Ednaldo Rodrigues está afastado do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Gabriel de Oliveira Zéfiro. Ainda segundo a decisão, o vice Fernando Sarney assume o comando da CBF e precisará convocar eleições “o mais rápido possível”.

“Depois de tanto tempo, com idas e vindas, negociações, alinhamentos políticos e desalinhamentos políticos, admito que soa bastante lógico colocar a responsabilidade pela realização do pleito eleitoral da CBF nas mãos de um dos seus vice-presidentes, ainda mais sendo ele o mais antigo na instituição”, diz parte da decisão.

A decisão ocorre no âmbito da apuração, a pedido do Superior Tribunal Federal (STF), de uma suposta irregularidade no acordo que culminou com Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF. Segundo o texto, houve uma falsificação da assinatura do então dirigente Coronel Nunes para homologar o acordo.

A deputada federal Daniel Carneiro (União-RJ) alega que houve fraude na assinatura. Isso em função de um laudo, datado de 19 de junho de 2023, que atesta “déficit cognitivo” do Coronel Nunes. A CBF, em nota, garante que não houve nenhuma ilegalidade no processo que conduziu o atual mandatário de volta ao comando da entidade.

Fernando Sarney

Fernando Sarney rompeu politicamente com Ednaldo Rodrigues. Filho ex-presidente José Sarney, ele é vice-presidente da CBF e foi nomeado como interventor. O cargo na entidade máxima do futebol vai até março de 2026. Ele não integrou a chapa de Ednaldo na última eleição da CBF.

Leia também

Outros processos

A comissão de ética da CBF investiga Ednaldo em duas denúncias distintas. A deputada Daniela Carneiro (União-RJ), responsável pelo pedido de denúncia no TJRJ, também apresentou os documentos de uma suposta falsificação na comissão.

A outra denúncia foi feita pelo vereador Marcos Dias Pereira (Podemos-RJ). O político relata acusações de funcionários da CBF sobre assédios e descumprimento de normas da entidade. O vereador apresentou o mesmo problema para o Ministério Público do Trabalho, mas o processo foi arquivado.

Processo no STF

O Supremo Tribunal Federal tem marcado para o dia 28 de maio um julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade. O plenário da corte vai se posicionar sobre uma decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes. O processo discute aspectos da Lei Pelé e da Lei Geral do Esporte.

O STF julgará se o Ministério Público pode celebrar Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) com entidades esportivas. Foi por meio de um TAC, assinado em 2022, que foi determinada uma nova eleição na CBF. O pleito, realizado neste ano, terminou com vitória de Ednaldo de forma unânime. A determinação do STF pode anular o acordo celebrado em 2022.

Ednaldo na CBF

Ednaldo Rodrigues foi reeleito para mais quatro anos no cargo. Nesta segunda-feira (24), na sede da CBF no Rio de Janeiro, houve a votação. Ednaldo era candidato único ao cargo após a desistência de Ronaldo Fenômeno .

Ednaldo recebeu os votos de todas as 27 federações, além de todos os votos dos clubes das Séries A e B. Além da confirmação de reeleição, foram eleitos oito vice-presidentes: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti.

A trajetória de Ednaldo Rodrigues no comando da CBF começou em agosto de 2021. Na oportunidade, ele foi nomeado para o cargo de presidente após indicação do Conselho de Administração da entidade, assumindo a presidência interinamente em um momento decisivo para a CBF. Ele foi escolhido para substituir Rogério Caboclo, que havia sido afastado pela Comissão de Ética da confederação após três denúncias de assédio sexual e assédio moral.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.