Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

São Paulo se pronuncia após polêmica envolvendo Mounjaro e atletas

Tricolor Paulista emitiu nota oficial nesta sexta-feira (12) após especulações sobre possível utilização do remédio

CT do São Paulo, na zona oeste da capital paulista

O São Paulo se posicionou nesta sexta-feira (12) sobre a possível utilização do medicamento Mounjaro, usado no tratamento de emagrecimento, para atletas do clube. O caso ganhou repercussão ao longo da manhã e da tarde de hoje.

Segundo o Tricolor paulista, o remédio foi administrado em dois jogadores do elenco, por meio de tratamentos pontuais e individualizados. Em razão disso, o clube repudiou qualquer tentativa de associar o uso do Mounjaro ao alto número de lesões enfrentadas pelo time nesta temporada.

Em nota, o São Paulo fez questão de ressaltar a legalidade e a credibilidade do medicamento, além de reafirmar seu compromisso com a integridade física e a saúde de seus atletas.

Em novembro deste ano, o elenco, composto por 33 jogadores, registrou que 24 deles haviam passado por lesões ou sido atendidos pelo departamento médico, o que representa 72,7% do grupo. Esses números geraram especulações sobre a possível influência do Mounjaro, hipótese que foi prontamente descartada pelo Tricolor.

Veja a nota do São Paulo envolvendo o remédio Monjauro:

O São Paulo Futebol Clube vem se manifestar sobre a falsa polêmica de utilização do medicamento Mounjaro.

- O Clube preza em primeiro lugar, pela reputação, bem-estar, e proteção de todos seus atletas e colaboradores. Por isso, repudia veementemente a divulgação de informações sem confirmação ou autorização de quaisquer pessoas, sobretudo envolvendo questões de saúde. Quaisquer tipo de ações dessa natureza, em busca de publicidade e notoriedade em redes sociais, sem nenhuma autorização de supostos envolvidos, são levianas.

- ⁠A respeito do uso do medicamento, foram realizados tratamentos médicos individualizados, indicados de forma pontual após avaliações clínicas criteriosas em apenas dois atletas do time profissional, e não de maneira generalizada, contínua e indiscriminada. Sendo, no mínimo, desonesto relacionar a medicação como motivo do alto número de lesões na temporada.

- ⁠O Mounjaro é um medicamento regularizado e autorizado pela Anvisa, fabricado pelo laboratório Eli Lilly, um dos maiores e mais respeitados do mundo. Não há qualquer irregularidade no uso do produto, desde que seja de procedência de fabricação original e, como no caso, com indicação, acompanhamento e prescrição médica.

- O Clube, mais uma vez, afirma que preza pela saúde de seus atletas em todas as categorias e, por isso, busca sempre a excelência profissional em todos os departamentos de saúde.

- Qualquer conduta na área de saúde praticada por profissionais no clube, sejam prestadores, consultores ou colaboradores, é feita dentro de todas as normas e regulamentações exigidas pela ética profissional e pela legislação vigente.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.

Ouvindo...