Ouvindo...

Zico elege maior rivalidade do futebol brasileiro e compara com clássico na Europa

Ex-jogador de Flamengo e Seleção também comentou sobre antigo incômodo ao viajar para Estado dos respectivos times

Zico é ídolo do Flamengo, mas elegeu rivalidade entre outros times como a maior

Histórico camisa 10 de Flamengo e Seleção, Zico elegeu a maior rivalidade do futebol brasileiro e comparou com o principal clássico que viveu na Europa.

“Em termos da rivalidade, de todos os anos que tenho de futebol, o GreNal só perde para Fenerbahçe contra Galatasaray, na Turquia. Essa conheço bem, e são azul e vermelho também”, disse, em entrevista concedida ao portal GZH.

Zico trabalhou como treinador do Fenerbahçe entre 2006 e 2008. Como jogador, fez carreira do Flamengo e passou por Udinese-ITA e Kashima Antlers-JAP.

Em seguida, o ex-jogador revelou incômodo nas primeiras vezes que esteve no Rio Grande do Sul para enfrentar Grêmio ou Internacional.

“No início, sofri um pouquinho em São Paulo e no Rio Grande do Sul porque me criticavam, sem eu ter feito nada contra ninguém, só porque eu era do Rio de Janeiro. Isso me deixava um pouco chateado. ‘Ah, porque é jogador de Maracanã, porque era isso e tal’, diziam. Aos poucos pude mostrar resultado”, explicou.

A relação entre Zico e os gaúchos mudou de vez em 2012, quando participou de um jogo beneficente na Arena do Grêmio, em Porto Alegre — promovido por Ronaldo Fenômeno e Zidane.

“Hoje a receptividade é fantástica, maravilhosa. Uma das maiores emoções que senti foi no jogo dos amigos do Ronaldo e do Zidane. Começou o jogo, bola para cá, bala para lá, deram a bola para mim. Quando pisei na bola, o estádio todo aplaudiu. Fiquei com a bola assim e pensei: ‘vou ficar mais um pouquinho’'', contou.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.