Decisivo no Athletico-PR, João Cruz revela sentimento pelo acesso e sonha com Seleção

Meio-campista do Furacão marcou gols e concedeu assistências importantes na reta final da Série B; jovem de 19 anos acumula convocações à base do Brasil

João cruz tem contrato com o Athletico-PR até 2028

Autor de gols e assistências decisivas, João Cruz foi um dos protagonistas do Athletico-PR na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. O ‘piá do Caju’ concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia e falou sobre o sentimento de ajudar o clube rubro-negro na retomada à elite do futebol nacional.

“Foi um momento especial, um momento que a gente sempre sonhou em viver, que é estar podendo ajudar o clube que a gente cresceu. E estar fazendo boas partidas, podendo ter o impacto direto em gols, assistências, é muito especial. Para mim que cresci no Athletico Paranaense, tive minha base inteira, é um momento gratificante que tenho, sou muito grato a Deus por ele ter me proporcionado”, afirmou.

O meio-campista de 19 anos também comentou sobre a reviravolta no anímico do elenco para terminar a Segunda Divisão nacional dentro do G4.

“A gente sabia que a Série B seria um campeonato bem complicado de jogar. Um campeonato que por si só já tem suas dificuldades, com equipes que tem bons jogadores. Mas quando o momento apertou, o que fez total diferença foi a nossa confiança um no outro (entre os atletas e comissão técnica), a nossa união. E a gente colocou na nossa cabeça que a gente ia subir, fazer por onde tinha que ter os resultados, não importava como”, disse.

Itatiaia entrevista João Cruz, meio-campista do Athletico-PR

João Cruz comemorando golaço contra a Ferroviária, durante a virada épica do Athletico-PR, em duelo decisivo pela Série B

Foi possível ver que a chegada de Odair Hellmann fez com que aumentasse muito o anímico do grupo do Athletico, tanto que vocês subiram. Como que é essa tua relação com o treinador?

Uma relação muito boa, com a comissão inteira. Eles chegaram e fizeram a gente acreditar realmente que poderíamos ter esse acesso num momento difícil. E acredito que quando você passa por um momento complicado com as pessoas, vocês conseguem se fortalecer juntos. A união e a relação só tende a melhorar no futuro (como aconteceu).

Jogadores com menor minutagem nesta última temporada devem ganhar mais oportunidades no Campeonato Paranaense de 2026. O Athletico-PR já comunicou os planos para você na largada da temporada? E o estadual seria uma boa chance de mostrar um pouco mais do João Cruz que apareceu no fim de 2025?

O clube ainda não teve nenhum posicionamento, não me comunicou nada ainda. Mas o jogador quer sempre jogar, quer sempre ter em campo, que é o mais importante.

O seu contrato é longo, válido até 2028. Você se imagina ficando muito tempo no Athletico? Sonha em jogar na Europa? Recebeu alguma sondagem?

O meu foco é total no Athletico. Claro que eu tenho sonhos a realizar ainda, mas essa questão de tempo de contrato, sondagem, tudo fica muito mais pela parte do meu pai e do meu empresário. Eu não tenho muito acesso a isso. O meu foco é representar o time que eu estou da melhor maneira possível.

Falando em sonhos, você já veste a camisa da amarelinha de base. Imagino que tenha a vontade de atuar pela Seleção Brasileira principal também, correto?

A seleção principal é um sonho que qualquer pessoa que joga bola tem. E creio eu, por estar frequentando a seleção de base sub-20, sub-17, sub-15, é uma coisa que me aproxima de lá. Vou fazer meu melhor, trabalhar o máximo que eu puder, para um dia ter esse privilégio de representar meu país com a Seleção principal, que é um grande sonho que eu tenho também.

João Cruz passou pela Seleção Brasileira em diversas categorias da base

Você acha possível o Brasil ser hexacampeão na Copa do Mundo em 2026?

Como torcedor, eu tenho total expectativa (pelo título). Nossa Seleção é nossa Seleção, tem muitos craques. Para mim, hoje, disparado, a gente tem como melhor jogador é o Neymar. Mas temos muitos jogadores de nome e de qualidade também. Acredito que o Brasil vai muito forte para essa Copa e, como um torcedor, quero muito que ganhe esse hexa.

Você é um meio-campista que atua muito próximo da área adversária, mas consegue se imaginar atuando mais recuado também? Um estilo que às vezes é mais proporcional ao futebol europeu, pensando talvez, claro, no futuro.

A minha posição de origem é um meia-atacante mais próximo da área, que gosta de estar ali naquelas redondezas para fazer o gol da assistência. Mas eu sempre fui preparado para jogar em muitas posições, para fazer ter essa versatilidade e ajudar a equipe para o bem do grupo. E se precisar que seja mais recuado, se precisar que seja numa ponta, eu estou bem preparado para fazer também.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...