Dois destaques das categorias de base do Atlético farão parte do elenco principal a partir desta quarta-feira (1). A decisão foi em comum acordo entre diretoria e comissão técnica. Trata-se dos atacantes Gabriel Veneno, de 16 anos, e Wallyson Mosquito, de 17. A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio 98 e confirmada pela Itatiaia.
Veneno e Mosquito já estavam participando de treinos com o time profissional desde a chegada do técnico Jorge Sampaoli, mas agora fará parte de forma permanente do elenco principal.
A reportagem ouviu de pessoas próximas aos jogadores que, ainda assim, é possível que ambos desçam para fazer partidas com as categorias inferiores para manter o ritmo de jogo. Wallyson, inclusive, foi escalado como titular da partida contra o Flamengo na tarde desta terça-feira (30), pelo Campeonato Brasileiro Sub-17.
Conhecido por lançar jovens no profissional, como Savinho no Atlético em 2020,
“Agora é um momento muito difícil, mas estamos vendo todos os dias, treinando com eles como sparren e seguramente, com tantas ausências, em algum momento teremos que utilizar algum jogador da base”, disse o treinador em entrevista coletiva.
Quem são as joias do Atlético
Gabriel Veneno
Gabriel Veneno
O atacante é visto como a maior promessa das categorias de base do Atlético. Nascido em julho de 2009, na cidade de Ilhéus, na Bahia, ele atua como atacante, preferencialmente na ponta esquerda, e se destaca por sua velocidade, habilidade nos dribles e grande capacidade de decisão.
Com apenas 15 anos,
Veneno iniciou sua trajetória no futebol em escolinhas locais. Passou por Vitória e Santos antes de chegar no Atlético. Ele se destacou em competições como o Campeonato Mineiro Sub-15 e o Coffee Tournament Sub-15, e também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15 na Copa 2 de Julho.
Veneno, inclusive, foi convocado para representar a Seleção Brasileira Sub-17, junto de Arthur Gomide, Samuca Almeida e Guilherme Vieira, outros companheiros de Atlético.
Wallyson Mosquito
O atacante Mosquito, de 17 anos, assinou um contrato de três anos com o Atlético em 25 de junho.
Este é o primeiro contrato profissional de Mosquito. O vínculo já consta no Boletim Informativo Digital (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A movimentação é crucial para resguardar o Atlético do assédio de equipes do Velho Continente.
Canhoto, o jovem atua como ponta-direita e é um dos destaques do
No início de junho, Mosquito já havia dado um passo importante em sua carreira ao assinar contrato com a Nike como sua nova parceira de materiais esportivos.