Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Joias da base, Gabriel Veneno e Mosquito serão integrados ao elenco do Atlético

Jovens de 16 e 17 anos passarão a integrar time principal a partir desta quarta-feira (1)

Gabriel Veneno e Wallyson Mosquito, joias das categorias de base do Atlético

Dois destaques das categorias de base do Atlético farão parte do elenco principal a partir desta quarta-feira (1). A decisão foi em comum acordo entre diretoria e comissão técnica. Trata-se dos atacantes Gabriel Veneno, de 16 anos, e Wallyson Mosquito, de 17. A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio 98 e confirmada pela Itatiaia.

Veneno e Mosquito já estavam participando de treinos com o time profissional desde a chegada do técnico Jorge Sampaoli, mas agora fará parte de forma permanente do elenco principal.

A reportagem ouviu de pessoas próximas aos jogadores que, ainda assim, é possível que ambos desçam para fazer partidas com as categorias inferiores para manter o ritmo de jogo. Wallyson, inclusive, foi escalado como titular da partida contra o Flamengo na tarde desta terça-feira (30), pelo Campeonato Brasileiro Sub-17.

Conhecido por lançar jovens no profissional, como Savinho no Atlético em 2020, Sampaoli comentou sobre a possibilidade de promover estreias de Veneno e Mosquito no profissional.

“Agora é um momento muito difícil, mas estamos vendo todos os dias, treinando com eles como sparren e seguramente, com tantas ausências, em algum momento teremos que utilizar algum jogador da base”, disse o treinador em entrevista coletiva.

Leia também

Quem são as joias do Atlético

Gabriel Veneno

Gabriel Veneno assinou o seu primeiro contrato profissional pelo clube. O vínculo passou a valer no dia 16 de julho, quando o garoto completou 16 anos. A multa rescisória do jogador para clubes do exterior é de 60 milhões de euros (cerca de R$ 387,6 milhões na cotação atual).

O atacante é visto como a maior promessa das categorias de base do Atlético. Nascido em julho de 2009, na cidade de Ilhéus, na Bahia, ele atua como atacante, preferencialmente na ponta esquerda, e se destaca por sua velocidade, habilidade nos dribles e grande capacidade de decisão.

Com apenas 15 anos, ele já foi comparado com Neymar pela imprensa internacional.

Veneno iniciou sua trajetória no futebol em escolinhas locais. Passou por Vitória e Santos antes de chegar no Atlético. Ele se destacou em competições como o Campeonato Mineiro Sub-15 e o Coffee Tournament Sub-15, e também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15 na Copa 2 de Julho.

Veneno, inclusive, foi convocado para representar a Seleção Brasileira Sub-17, junto de Arthur Gomide, Samuca Almeida e Guilherme Vieira, outros companheiros de Atlético.

O talento do jovem atacante já chamou a atenção de gigantes clubes europeus, como Arsenal e Chelsea. Qualquer transferência internacional, no entanto, só poderá ocorrer quando ele completar 18 anos, conforme as regras da Fifa.

Wallyson Mosquito

O atacante Mosquito, de 17 anos, assinou um contrato de três anos com o Atlético em 25 de junho. O vínculo conta com uma multa rescisória para clubes europeus de 60 milhões de euros, equivalente a R$ 382 milhões na cotação atual.

Este é o primeiro contrato profissional de Mosquito. O vínculo já consta no Boletim Informativo Digital (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A movimentação é crucial para resguardar o Atlético do assédio de equipes do Velho Continente.

Canhoto, o jovem atua como ponta-direita e é um dos destaques do Galo no Brasileiro Sub-17.

No início de junho, Mosquito já havia dado um passo importante em sua carreira ao assinar contrato com a Nike como sua nova parceira de materiais esportivos.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Repórter setorista do Atlético, na Radio Itatiaia.