Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Construtora mineira adquire antigo CT do Bahia, em Salvador, diz jornalista

Empresa deve construir unidades residenciais do programa do governo federal ‘Minha Casa, Minha Vida’

Portaria principal do Fazendão, antigo centro de treinamento do Bahia, em Salvador

O Fazendão, antigo centro de treinamento do Bahia, em Salvador, está prestes a mudar de mãos. A construtora mineira Direcional, fundada em 1981 em Belo Horizonte, comprou o terreno por mais de R$ 40 milhões, segundo informações do jornalista Jailson Baraúna.

O negócio está nos detalhes finais e deve ser oficialmente anunciado pelo clube nos próximos dias. Todo o valor arrecadado com a venda será destinado à Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Bahia, atualmente gerida pelo City Football Group (Grupo City).

A venda do Fazendão marca mais um passo na reformulação estrutural do Bahia. No local, serão construídas 1.800 unidades residenciais por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, conforme revelou o radialista. Ao todo, são 125.463 m² de área superficial e 3.200,50 m² do terreno anexo.

Desde 2020, o clube utiliza o CT Evaristo de Macedo, em Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador, como principal centro de treinamento. Agora, sob comando do Grupo City, o Bahia se prepara para um novo salto.

Leia também

O CEO do clube, Raul Aguirre, revelou no início de junho que o Bahia já trabalha na criação de um novo CT, com a promessa de ser referência no continente. O dirigente ressaltou que o projeto envolve diversas etapas sensíveis e está sendo conduzido com discrição.

“O que se dá para dizer é que o Bahia vai ter um CT novo. Nossa visão é ter o melhor centro de treinamento da América do Sul para o futebol tanto de base, quanto feminino e masculino”, afirmou Aguirre.

“É um tema extremamente complexo. Questões de infraestrutura, meio ambiente, regulamentação, têm que ser trabalhadas com bastante confidencialidade [...] Estamos com o maior cuidado porque há muitas variáveis que têm que ser perfeitamente equacionadas”, completou o CEO.

A Direcional deve iniciar nos próximos meses o processo de viabilização do novo empreendimento no local que foi a casa do Bahia por 40 anos. O Tricolor, por sua vez, vive a expectativa de um novo investimento em infraestrutura numa região mais próxima de Salvador.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.