O torcedor do
Naquele jogo, o colombiano Montoya brilhou com gol e boas jogadas, Edmilson marcou duas vezes, William Barbio e Marlon também balançaram a rede, e Rafael Vaz fechou a festa com um golaço de voleio. A partida também marcou a estreia de Martín Silva e Aranda.
Para entender a dimensão do tempo que passou desde então, é preciso voltar ao que estava acontecendo no mundo em 2014.
Esporte em 2014
O futebol vivia dias intensos. O Brasil foi palco da Copa do Mundo, marcada pela tragédia do 7 a 1 contra a Alemanha, no Mineirão. A Alemanha saiu campeã sobre a Argentina no Maracanã, enquanto o uruguaio Luis Suárez ficou marcado pela mordida em Chiellini.
No futebol nacional, Cruzeiro e Atlético dominaram: o time celeste conquistou mais um Brasileirão com sobras, enquanto o Galo levantou a Copa do Brasil, em uma final mineira histórica, além de também conquistar a Recopa Sul-Americana. Na Libertadores, o San Lorenzo conquistou seu primeiro título, e na Europa o Real Madrid levantava a tão sonhada “La Décima” da Champions.
Também foi ano de despedidas no esporte: Eusébio, Bellini, Luciano do Valle, Fernandão e Di Stéfano partiram em 2014. No surfe, o Brasil sorria: Gabriel Medina conquistava o primeiro título mundial da modalidade.
Na Espanha, o então lateral do Barcelona Daniel Alves foi atingido por uma banana em confronto contra o Villarreal. O ato desencadeou a campanha “Somos todos macacos” nas redes sociais, onde jogadores e outras personalidades publicaram fotos segurando bananas.
Política e sociedade
O Brasil via nascer a Operação Lava Jato, escândalo de corrupção que marcaria a década. No mesmo ano, Dilma Rousseff era reeleita presidente em uma disputa acirrada contra Aécio Neves. Naquele ano, o Senado Federal também aprovou o projeto de lei que instituiu o Marco Civil da Internet.
No mundo, Felipe VI assumia o trono da Espanha após a abdicação de Juan Carlos I, enquanto EUA e Cuba retomavam relações diplomáticas após cinco décadas. No México, era preso Joaquín Guzmán “El Chapo”, um dos chefes do narcotráfico mais procurados do mundo.
O Vaticano vivia um momento inédito: o Papa Francisco canonizava João XXIII e João Paulo II na presença de Bento XVI. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde declarava a epidemia de Ebola uma emergência sanitária internacional.
A ativista paquistanesa Malala vencia o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a exploração infantil, ao lado do indiano Kailash Stayarthi.
Ciência e tecnologia
2014 foi o ano em que a NASA descobriu Kepler-186f, o primeiro planeta potencialmente habitável fora do sistema solar. Também marcou o fim de uma era digital: o Google anunciava o encerramento do Orkut, que saiu do ar em setembro.
O Facebook comprava o WhatsApp por US$ 16 bilhões e seguia como a rede social mais usada do mundo. Já a Apple lançava os iPhones 6 e 6 Plus, enquanto a Microsoft anunciava o Windows 10.
Cultura e entretenimento
Na TV brasileira, a novela “Amor à Vida” quebrou um tabu ao exibir o primeiro beijo gay em horário nobre da Globo, entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). Ainda nas telas, o Oscar premiava “12 Anos de Escravidão” como melhor filme.
Foi também o ano em que o reality MasterChef Brasil estreou, apresentado por Ana Paula Padrão, transformando a gastronomia em espetáculo. No Japão, chegava ao fim o mangá Naruto, após 15 anos de publicação.
O mundo se despedia de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, e também dos escritores Ariano Suassuna e Rubem Alves.
Música em 2014
O cenário musical brasileiro era dominado por “Mozão” (Lucas Lucco), “Fui Fiel” (Gusttavo Lima) e “Cê Topa” (Luan Santana). Nas rádios e boates, hits internacionais como “Wake Me Up” (Avicii) e “Happy” (Pharrell Williams) embalavam as festas.
No Carnaval daquele ano, o principal hit foi a canção “Lepo Lepo”, do Psirico.
Segundo a Billboard, as músicas mais tocadas do mundo foram “Happy” (Pharrell Williams), “Dark Horse” (Katy Perry ft. Juicy J) e “All of Me” (John Legend).
Outros destaques do ano
- O Fiat Palio foi o carro mais vendido no Brasil, seguido por: Volkswagen Gol, Fiat Strada, Chevrolet Onix e Fiat Uno .
- No mundo dos games, Dragon Age: Inquisition foi eleito o jogo do ano, enquanto títulos como Far Cry 4, Assassin’s Creed Rogue e Assassin’s Creed Unity, Call of Duty: Advanced Warfare, Dark Souls II, Destiny, The Evil Within, FIFA 15, Five Nights at Freddy’s, Hearthstone, Smite, The Sims 4, Titanfall e Watch Dogs chegaram às prateleiras.
- A moda e a cultura pop também tiveram seu destaque com o casamento milionário de Kim Kardashian e Kanye West em Florença, na Itália.