Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Como era o mundo na última vez que o Vasco fez seis gols em um jogo

Com goleada sobre o Santos, Cruzmaltino voltou a marcar seis vezes em uma partida após mais de uma década

Montoya comemora gol em partida contra o Friburguense, válida pela Taça Guanabara 2014

O torcedor do Vasco precisou esperar mais de uma década para reviver uma noite de seis gols. O Cruzmaltino venceu o Santos por 6 a 0 nesse domingo (17), no Morumbis, pela 20ª rodada do Brasileirão. A última vez que o time carioca havia aplicado uma goleada tão elástica havia sido em 26 de janeiro de 2014, quando atropelou o Friburguense pelo mesmo placar em São Januário, pelo Campeonato Carioca.

Naquele jogo, o colombiano Montoya brilhou com gol e boas jogadas, Edmilson marcou duas vezes, William Barbio e Marlon também balançaram a rede, e Rafael Vaz fechou a festa com um golaço de voleio. A partida também marcou a estreia de Martín Silva e Aranda.

Para entender a dimensão do tempo que passou desde então, é preciso voltar ao que estava acontecendo no mundo em 2014.

Esporte em 2014

O futebol vivia dias intensos. O Brasil foi palco da Copa do Mundo, marcada pela tragédia do 7 a 1 contra a Alemanha, no Mineirão. A Alemanha saiu campeã sobre a Argentina no Maracanã, enquanto o uruguaio Luis Suárez ficou marcado pela mordida em Chiellini.

No futebol nacional, Cruzeiro e Atlético dominaram: o time celeste conquistou mais um Brasileirão com sobras, enquanto o Galo levantou a Copa do Brasil, em uma final mineira histórica, além de também conquistar a Recopa Sul-Americana. Na Libertadores, o San Lorenzo conquistou seu primeiro título, e na Europa o Real Madrid levantava a tão sonhada “La Décima” da Champions.

Também foi ano de despedidas no esporte: Eusébio, Bellini, Luciano do Valle, Fernandão e Di Stéfano partiram em 2014. No surfe, o Brasil sorria: Gabriel Medina conquistava o primeiro título mundial da modalidade.

Na Espanha, o então lateral do Barcelona Daniel Alves foi atingido por uma banana em confronto contra o Villarreal. O ato desencadeou a campanha “Somos todos macacos” nas redes sociais, onde jogadores e outras personalidades publicaram fotos segurando bananas.

Política e sociedade

O Brasil via nascer a Operação Lava Jato, escândalo de corrupção que marcaria a década. No mesmo ano, Dilma Rousseff era reeleita presidente em uma disputa acirrada contra Aécio Neves. Naquele ano, o Senado Federal também aprovou o projeto de lei que instituiu o Marco Civil da Internet.

No mundo, Felipe VI assumia o trono da Espanha após a abdicação de Juan Carlos I, enquanto EUA e Cuba retomavam relações diplomáticas após cinco décadas. No México, era preso Joaquín Guzmán “El Chapo”, um dos chefes do narcotráfico mais procurados do mundo.

O Vaticano vivia um momento inédito: o Papa Francisco canonizava João XXIII e João Paulo II na presença de Bento XVI. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde declarava a epidemia de Ebola uma emergência sanitária internacional.

A ativista paquistanesa Malala vencia o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a exploração infantil, ao lado do indiano Kailash Stayarthi.

Ciência e tecnologia

2014 foi o ano em que a NASA descobriu Kepler-186f, o primeiro planeta potencialmente habitável fora do sistema solar. Também marcou o fim de uma era digital: o Google anunciava o encerramento do Orkut, que saiu do ar em setembro.

O Facebook comprava o WhatsApp por US$ 16 bilhões e seguia como a rede social mais usada do mundo. Já a Apple lançava os iPhones 6 e 6 Plus, enquanto a Microsoft anunciava o Windows 10.

Cultura e entretenimento

Na TV brasileira, a novela “Amor à Vida” quebrou um tabu ao exibir o primeiro beijo gay em horário nobre da Globo, entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). Ainda nas telas, o Oscar premiava “12 Anos de Escravidão” como melhor filme.

Foi também o ano em que o reality MasterChef Brasil estreou, apresentado por Ana Paula Padrão, transformando a gastronomia em espetáculo. No Japão, chegava ao fim o mangá Naruto, após 15 anos de publicação.

O mundo se despedia de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, e também dos escritores Ariano Suassuna e Rubem Alves.

Música em 2014

O cenário musical brasileiro era dominado por “Mozão” (Lucas Lucco), “Fui Fiel” (Gusttavo Lima) e “Cê Topa” (Luan Santana). Nas rádios e boates, hits internacionais como “Wake Me Up” (Avicii) e “Happy” (Pharrell Williams) embalavam as festas.

No Carnaval daquele ano, o principal hit foi a canção “Lepo Lepo”, do Psirico.

Segundo a Billboard, as músicas mais tocadas do mundo foram “Happy” (Pharrell Williams), “Dark Horse” (Katy Perry ft. Juicy J) e “All of Me” (John Legend).

Outros destaques do ano

  • O Fiat Palio foi o carro mais vendido no Brasil, seguido por: Volkswagen Gol, Fiat Strada, Chevrolet Onix e Fiat Uno .
  • No mundo dos games, Dragon Age: Inquisition foi eleito o jogo do ano, enquanto títulos como Far Cry 4, Assassin’s Creed Rogue e Assassin’s Creed Unity, Call of Duty: Advanced Warfare, Dark Souls II, Destiny, The Evil Within, FIFA 15, Five Nights at Freddy’s, Hearthstone, Smite, The Sims 4, Titanfall e Watch Dogs chegaram às prateleiras.
  • A moda e a cultura pop também tiveram seu destaque com o casamento milionário de Kim Kardashian e Kanye West em Florença, na Itália.
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports