Vasco e Vitória protagonizaram um jogo movimentado em São Januário, Rio de Janeiro, neste domingo (5), pela 27ª rodada do Brasileirão. O Cruzmaltino superou o Leão por 4 a 3 com o gol do triunfo saindo nos acréscimos, marcado por GB.
O resultado manteve o Vitória na zona de rebaixamento. A equipe baiana abre o Z4 na 17ª colocação com 25 pontos conquistados em 27 jogos.
Já o Vasco manteve a boa fase na temporada e figura pela primeira vez na parte de cima da tabela. A equipe comandada por Fernando Diniz aparece em 10° lugar com 33 pontos conquistados.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Cruzmaltino visita o Fortaleza na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida ocorre às 21h30 (de Brasília), no próximo dia 15 de outubro.
Pela 28ª rodada da competição nacional, o Vitória tem pela frente o seu rival, Bahia. As duas equipes fazem o clássico Ba-Vi no próxima dia 16 de outubro, às 21h30 (de Brasília). A partida será realizada no Estádio Barradão, em Salvador.
1° tempo
Logo aos seis minutos, Rayan roubou a bola do Vitória no campo de ataque e tocou para Paulo Henrique. O lateral cruzou pelo alto e achou Nuno Moreira dentro da área. O português se posicionou entre os zagueiros e cabeceou para abrir o placar em São Januário.
Aos 26 minutos, Erick recebeu na intermediária e fez bom lançamento para Cantalapiedra. O atacante se projetou nas costas da defesa e finalizou cruzado de perna esquerda para empatar o jogo.
Oito minutos depois, o Leão virou o jogo em um lance de bola parada. Cantalapiedra colocou a bola na área e Lucas Halter esticou o pé para desviar a bola para as redes, deixando Leo Jardim estático no gol.
Nos acréscimos da primeira etapa, Rayan foi lançado nas costas da marcação. Ele ganhou da defesa na velocidade, invadiu a área pela direita e mesmo sem muito ângulo para finalizar, arriscou o chute. A bola saiu com perigo e atingiu a rede pelo lado de fora da meta defendida por Lucas Arcanjo.
2° tempo
O Vasco começou o segundo tempo tomando as iniciativas do jogo e quase empatou logo aos dois minutos. Após cruzamento de Nuno Moreira, Rayan subiu mais alto que os zagueiros e desviou de casquinha. A bola passou a centímetros da trave.
Aos sete minutos, Rayan apareceu novamente, e dessa vez não perdoou. O cria da base vascaína teve o trabalho de apenas completar de carrinho para o gol vazio após boa trama do ataque pelo lado direito, que resultou no cruzamento de Andrés Gómez para a área.
O Vasco chegou ao gol da virada aos 22 minutos em mais um gol de Rayan, dessa vez, de pênalti. O árbitro Fernando Antônio Mendes de Salles foi ao árbitro de vídeo para marcar a penalidade após o VAR ver toque de mão de Cáceres.
O jogo ganhou contornos dramáticos depois que Lucas Halter foi expulso por empurrar Paulo Henrique em uma cobrança de falta no campo de ataque para o Vitória.
Na sequência do lance, a bola foi alçada à area, e após desvio de Erick, Cáceres se redimiu do pênalti cometido e empatou com uma cabeceada para o gol sem goleiro. Na jogada, Leo Jardim foi atingido e ficou no chão. Os jogadores do Vasco pediram falta no goleiro, mas a arbitragem confirmou o gol após checagem do VAR.
O Vasco chegou ao gol do triunfo aos 51 minutos do segundo tempo com um gol salvador de GB. O atacante completou de cabeça para o gol após cruzamento da esquerda vindo dos pés de Lucas Piton.
Vasco x Vitória
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Robert Renan e Pumita (Lucas Piton); Barros (Matheus França), Tchê Tchê, Coutinho e Nuno Moreira; Rayan e Vegetti (Andrés Gómes).
Vitória
Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Camutanga, Zé Marcos e Maykon Jesus; Gabriel Baralhas, Ronald (Dudu) e Cantalapiedra (Osvaldo); Erick (Claudinho) e Renato Kayzer.
- Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: Domingo, 5 de outubro, às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro-RJ
- Árbitro: Fernando Antônio Mendes de Salles (PA)
- Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (MG)
- Assistente 2: Márcio Gleidson Correia Dias (PA)
- Quarto Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Gols: Nuno Moreira (5 minutos do 1º tempo), Cantalapiedra (26' do 1° tempo), Lucas Halter (34' do 1° tempo), Rayan (7' do 2° tempo), Rayan (23' do 2° tempo), Cáceres (28' do 2° tempo) e GB (51' do 2° tempo).
Cartões amarelos: Lucas Halter (Vitória) e Robert Renan (Vasco)
Cartão vermelho: Lucas Halter (Vitória).