O
A partida deste domingo (17) teve brilho do meia-atacante Philippe Coutinho, que marcou dois gols e foi o principal jogador do Cruzmaltino. David, Rayan e Lucas Piton também balançaram as redes. Neymar até criou chances para o Santos, mas ficou apagado no jogo. Essa foi a maior goleada sofrida pelo camisa 10 em toda carreira.
Com o resultado, o Vasco deixou a zona do rebaixamento e chegou a 19 pontos conquistados. O Peixe tem 21 pontos e segue na 15ª colocação, uma posição acima do Cruzmaltino.
O próximo jogo do Vasco será nesta quarta-feira (20), contra o Juventude. O Santos visitará o Bahia na Arena Fonte Nova no próximo domingo (24). Ambas as partidas valem pelo Campeonato Brasileiro.
Vasco suporta pressão e domina
O Santos tentou pressionar a defesa do Vasco nos primeiros 10 minutos de jogo e criou duas chances com participação de Neymar. No entanto, a marcação alvinegra “afrouxou”, e o Cruzmaltino de Fernando Diniz dominou o meio-campo. O time chegava com perigo pelas laterais, através de tabelas que resultavam em cruzamentos. Assim, Lucas Piton recebeu pela esquerda e finalizou de primeira para abrir o placar.
Cruzmaltino não toma conhecimento e amassa o Santos
O Santos até ensaiou uma reação e acertou uma bola na trave no segundo tempo, mas aos seis minutos David ampliou com golaço de voleio. A partir desse gol, virou passeio. Coutinho, que era o principal criador de jogadas do Vasco, marcou dois, um com cavadinha. Rayan converteu pênalti, e Tchê Tchê ampliou.
Protestos
A torcida do Santos, que lotou o Morumbis, deixou o estádio em peso aos 20 minutos do segundo tempo, quando a goleada já estava colocada. Uma bomba foi estourada, e o técnico Cleber Xavier e o presidente Marcelo Teixeira foram xingados. Além disso, parte da torcida pediu a chegada de Jorge Sampaoli.
Santos 0 x 6 Vasco
Escalação do Santos
Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Luan Peres e Souza (Escobar); Gabriel Bontempo (Tomás Rincón), Zé Rafael (Rollheiser) e Neymar; Barreal (Caballero), Guilherme e Tiquinho Soares (Luca Meirelles). Técnico: Cléber Xavier.
Escalação do Vasco
Léo Jardim, Paulo Henrique, Hugo Moura (Lucas Oliveira), Lucas Freitas e Lucas Piton, Jair (Thiago Mendes), Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Nuno Moreira (GB), Rayan (Puma Rodríguez) e David (Leo Jacó). Técnico: Fernando Diniz.
Gols
- Lucas Piton (18 minutos/1ºT)
- David (6 minutos/2ºT)
- Philippe Coutinho (8 minutos/2ºT e 16 minutos/2ºT)
- Rayan (14 minutos/2ºT)
- Tchê Tchê (22 minutos/2ºT)
Cartões amarelos
- Luisão e Neymar (Santos); Jair, Hugo Moura e Tchê Tchê (Vasco)
Cartões vermelhos: -
- Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 17 de agosto de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
- VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)