Além da emoção no final, a partida foi marcada por lances polêmicos e reclamações por parte do Vitória da atuação da arbitragem. Isso porque o árbitro Fernando Antônio Mendes de Salles (PA) expulsou Lucas Halter por empurrar Paulo Henrique dentro da área.
O treinador do Leão Jair Ventura comentou o lance e afirmou que o árbitro influenciou diretamente no resultado da partida. Ele também não concordou com os oito minutos acrescidos na segunda etapa.
“A gente fez uma boa partida, assim como foi contra o Grêmio. Mas o árbitro, aqui, teve participação. Hoje não tem como falar que o Fernando não teve uma tarde ruim. Nos prejudicou. E ainda os oito minutos [de acréscimo]. Uma estreia infeliz. A gente não fala se o cara teve intenção. De repente é despreparo mesmo. É difícil, ainda mais com uma torcida adversária que pressiona. A gente não vai desistir, vai lutar. O Vasco tem condição de vencer a gente sem erros de arbitragem. Tem um treinador vitorioso, o Coutinho, uma torcida apaixonada. Hoje, o determinante foi o Fernando”, disse o técnico.
“De repente, ele não vai mais apitar o campeonato de Série A. Mas a gente perdeu pontos, e ninguém vai lembrar disso. A gente fez um jogo equilibrado. E com a expulsão acabou o equilíbrio. Tenta lembrar o jogo que o Vitória buscava o resultado e teve oito minutos [de acréscimo]. Infelizmente, ele teve uma noite infeliz e nos prejudicou. Dificilmente, vão falar que a situação do Halter foi agressão. As imagens estão aí. Tivemos erros, acertos. Mas foi determinante jogar com um a menos na casa do adversário. E acaba não conseguindo fazer as mudanças que pretende”, completou o treinador.
Situação no Brasileiro
A derrota manteve o Vitória na zona de rebaixamento do Brasileirão. A equipe baiana abre o Z4 na 17ª colocação com 25 pontos conquistados em 27 jogos. O Leão passa por um momento difícil na temporada. O time comandado por Jair Ventura venceu apenas dois dos últimos 12 jogos no torneio.