Ouvindo...

Copa Sul-Sudeste: como seria a competição caso fosse disputada em 2025?

Novo torneio foi anunciado nesta quarta-feira (1º) como parte do calendário entre 2026 e 2029

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), a criação de uma nova competição para o calendário do futebol brasileiro: a Copa Sul-Sudeste. Equipes classificadas para competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não participarão do novo torneio.

Em 2026, por exemplo, a Copa Sul-Sudeste será disputada entre os dias 25 de março e 7 de junho. Ao todo, serão 12 clubes na disputa do torneio, que terá um total de 42 partidas disputadas.

Em um cenário hipotético, caso a competição estivesse em vigor em 2025, ela seria disputada por Santos, RB Bragantino, Nova Iguaçu, Boavista, América, Tombense, Juventude, Caxias do Sul, Athletico-PR, Maringá, Criciúma e Brusque.

Destaca-se também que o campeão da nova Copa Sul-Sudeste garantirá vaga na 3ª fase da Copa do Brasil 2027.

Leia também

Critérios de classificação e formato

O primeiro critério de classificação para a Copa Sul-Sudeste será através do resultado dos campeonatos estaduais 2025. No geral, serão seis vagas distribuídas desta forma. Assim, os estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul darão uma vaga para o torneio.

O segundo critério de classificação, que distribuirá as seis vagas restantes, será a partir dos campeonatos estaduais 2025 ou para campeões dos chamados “torneios seletivos de 2025”.

A Copa Sul-Sudeste será disputada da seguinte forma:

  • Fase de grupos: Dois grupos de seis clubes em turno único fora do grupo (Grupo A enfrenta Grupo B);
  • Semifinais: os dois mais bem classificados de cada grupo se enfrentam em partidas de ida e volta;
  • Finais: jogos de ida e volta entre os classificados das semifinais.
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, comunicação interna e redação, com vasta experiência em podcasts. Apaixonado pelo futebol e por todas as histórias que ele toca.