O Vitória garantiu a sua permanência na elite do futebol brasileiro para o próximo ano com o
Em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Jair Ventura exaltou o seu feito pelo Leão após ter sido contratado em setembro para tirar a equipe da degola. Esta é a quinta vez que o treinador salva um clube do rebaixamento no Brasileirão.
Além do Rubro-Negro baiano, Ventura esteve à frente das campanhas de Botafogo (2016), Sport (2020), Juventude (2021) e Goiás (2022).
“Missão dada é missão cumprida. Fizemos 14 jogos, o último deles [contra o Bragantino] foi muito abaixo. Mas foram 13 bons jogos. quando a gente perdeu o último jogo muita gente achou que era terra arrasada. Mas o Vitória é para quem acredita”, iniciou o treinador.
“Muita gente criticou depois do jogo contra o Bragantino, principalmente o esquema com três zagueiros. Mas a gente tem convicção. Não é porque a gente não está em um dia bom que a gente é uma mer**. É a quinta vez que assumo um time na zona de rebaixamento e mais uma vez um time que fica na Série A. Ganhamos do São Paulo depois de sete anos. É isso, o Vitória está na Série A”, completou.
Pelo Vitória, Ventura teve 55% de aproveitamento nos 14 jogos que comandou a equipe. Foram sete vitórias, dois empates e cinco derrotas, o que daria a décima melhor campanha no período destacado.
Apesar do bom desempenho, o treinador citou a crescente disparidade econômica entre os clubes da Série A como um dificultador para manter o Leão brigando na parte de cima da tabela.
“Quantas vezes aparece um trabalho como o do Mirassol? É cada vez mais difícil. Vai ser sempre muito difícil equiparar essa força. Nosso vizinho [Bahia] virou SAF, tem mais orçamento, estrutura, voo fretado. É difícil, mas a gente sabe que a paixão é igual. Acho que não tem essa de região, é mais sobre a situação financeira. Aqui a margem de erro é muito pequena”, afirmou o técnico.
Vitória no Brasileiro
O Leão da Ilha terminou o Brasileirão na 15ª posição com 45 pontos conquistados. Em 38 rodadas, o clube somou 11 vitórias, 12 empates, 15 derrotas, 35 gols marcados e 52 sofridos.