O Vitória garantiu a sua permanência na
O clube chegou na última rodada dentro da zona de rebaixamento e precisava vencer e torcer para Ceará, Fortaleza ou Santos tropeçarem. O Vozão perdeu para o Palmeiras por 3 a 1 e o Leão do Pici foi superado por 4 a 2 pelo Botafogo.
Com isso, o Vitória terminou o Brasileirão na 15ª posição, com 45 pontos.
Do outro lado, o São Paulo garantiu a oitava posição mesmo com a derrota. Isso porque o RB Bragantino foi goleado pelo Internacional por 3 a 0. A posição é importante pois pode dar vaga na fase prévia da Libertadores do próximo ano em caso de título de Fluminense ou Cruzeiro na Copa do Brasil.
Início de jogo inválido
Um cena curiosa ocorreu no ínicio da partida. Aos 35 segundos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO) recebeu uma orientação do delegado da partida para anular o pontapé inicial, pois as outras partidas da 38ª rodada ainda não haviam começado.
O jogo ficou paralizado por pouco menos de um minuto e em seguida foi iniciado, desta vez de forma oficial.
Pedido de pênalti
Aos 8 minutos, os jogadores do Vitória pediram pênalti de Arboleda em Renato Kayser. O atacante e o zagueiro se esbarraram dentro da área e Kayser tropeçou na perna do equatoriano. O árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO) paralisou o jogo para checagem do VAR, mas Rafael Traci (SC) não interviu e a partida foi retomada.
Pouca criatividade
O primeiro tempo apresentou um duelo de poucas chances de perigo para as duas equipes. O Vitória finalizou 13 vezes, mas nenhuma delas ameaçou o gol defendido por Rafael. Já o São Paulo dominava a posse de bola, mas não conseguia traduzir em finalizações.
Grande defesa
O Tricolor Paulista teve a melhor oportunidade da primeira etapa nos pés de Tapia. O atacante recebeu um ótimo lançamento de Marcos Antônio e saiu de frente para o gol do Vitória. Na hora de finalizar, ele acertou o goleiro Thiago Couto, que fechou bem o ângulo e salvou o Leão.
Por pouco
Aos 11 minutos, Erick apareceu pela ponta direita, invadiu a área e chutou colocado buscando o canto. A bola passou com muito perigo pela meta paulista.
A centímetros do gol
O São Paulo respondeu aos 20 minutos. O jovem Lucca fez a jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para a entrada da área. A bola encontrou Pablo Maia, que finalizou de canhota. A bola passou a centímetros do gol defendido por Thiago Couto.
Gol da salvação
Aos 23 minutos, Baralhas marcou o gol que estava salvando momentaneamente o Leão do rebaixamento. O camisa 44 aproveitou o pivô do atacante Fabrício Santos, infiltrou sozinho dentro da área e deslocou Rafael na finalização.
Vitória 1x0 São Paulo
Vitória
Thiago Couto; Cáceres (Fabrício Santos), Neris, Camutanga (Dudu), Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas, Wilian Oliveira; Erick, Cantalapiedra (Matheuzinho) e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura
São Paulo
Rafael; Rafael Tolói, Arboleda e Sabino; Cedric (Paulo Soares), Luiz Gustavo (Pedrinho), Alisson (Pablo Maia), Marcos Antonio e Ferreira (Lucca); Luciano (Rigoni) e Tapia. Técnico: Hernán Crespo
Gols: Baralhas (23' do 2°T)
Cartão amarelo: Camutanga, Baralhas, William Oliveira e Ronald (Vitória); Ferreira (São Paulo)
Cartão vermelho:
Motivo: Jogo válido pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Barradão, Salvador
Data e hora: 7 de dezembro (domingo) de 2025, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE).