Ouvindo...

Presidente da CBF aponta motivo para criação da Copa Sul-Sudeste

Nova competição do calendário brasileiro terá início na temporada 2026

Samir Xaud durante apresentação do calendário brasileiro para o quadriênio 2026-2029

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud apontou o motivo para a criação da Copa Sul-Sudeste, com disputa a partir da temporada 2026. Segundo a entidade, a intenção é “fomentar o futebol em todos os estados”.

"É uma nova competição. Procuramos as federações participantes. Foi um pleito deles também. O que queremos é fomentar o futebol em todos os estados. Temos a Copa do Brasil, a Copa Verde, a Copa do Nordeste e agora a Copa Sul-Sudeste”, afirmou nesta quarta-feira (1º) Samir Xaud, em entrevista coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Leia também

O anúncio da Copa Sul-Sudeste se deu em meio à apresentação do calendário do futebol brasileiro para o quadriênio 2026-2029. Vale destacar que equipes classificadas para torneios Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), como Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana, não participarão do novo campeonato.

Em 2026, a Copa Sul-Sudeste será disputada entre os dias 25 de março e 7 de junho. Ao todo, serão 12 clubes na disputa do torneio, que terá um total de 42 partidas disputadas.

O campeão garantirá vaga na 3ª fase da Copa do Brasil 2027.

Critérios de classificação e formato

O primeiro critério de classificação para a Copa Sul-Sudeste será através do resultado dos campeonatos estaduais 2025. No geral, serão seis vagas distribuídas desta forma. Assim, os estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul darão uma vaga para o torneio.

O segundo critério de classificação, que distribuirá as seis vagas restantes, será a partir dos campeonatos estaduais 2025 ou para campeões dos chamados “torneios seletivos de 2025”.

A Copa Sul-Sudeste será disputada da seguinte forma:

  • Fase de grupos: Dois grupos de seis clubes em turno único fora do grupo (Grupo A enfrenta Grupo B);
  • Semifinais: os dois mais bem classificados de cada grupo se enfrentam em partidas de ida e volta;
  • Finais: jogos de ida e volta entre os classificados das semifinais.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.