Na ocasião, o Athletico-PR levou a melhor no clássico e venceu o Coritiba por 2 a 1. Urbino e Marreco marcaram os gols do Furacão, e Ernesto descontou para o Coxa, conforme relembrou o portal
Por que Athletico-PR e Coritiba disputaram clássico no Natal?
O historiador Flávio Soethe, do Grupo Helênicos e que hoje também trabalha no Coritiba, explicou ao UmDois Esportes que o estadual de 1927 se estendeu para além do previsto. O atraso na competição se deu pela excursão do Flamengo em Curitiba durante setembro e novembro.
“Campeonato iniciou em maio com seis equipes e a previsão era que terminasse próximo de dezembro. O Coritiba vinha liderando o campeonato todo e tinha a previsão que seria campeão no final do ano. Mas o Flamengo veio fazer uma excursão no Paraná e veio jogar amistosos na nossa capital”, iniciou.
“A presença do Flamengo fez com que o Campeonato Paranaense fosse paralisado. Depois da passagem do Flamengo na nossa capital, o campeonato retornou normalmente. E com poucas datas à disposição, o Atletiba foi marcado para o dia 25 de dezembro, que caiu num domingo”, completou.
Por conta da longa pausa, o estadual se estendeu em 1927 até o Natal e terminou somente em 22 de janeiro do ano seguinte. O Coritiba terminou campeão.