Após 11 dias de pausa para a Data Fifa, o
Terceiro colocado com 64 pontos, o time de Leonardo Jardim quer o resultado positivo para selar a classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores da próxima temporada.
Primeiro time fora do G5, o Bahia tem 53 pontos e joga contra o Fortaleza nesta rodada. Caso vença e conte com uma derrota ou um empate do Esquadrão, o Cruzeiro se garantirá entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão.
Há, ainda, o sonho do título. A Raposa precisa ganhar para seguir alimentando esperanças de conquistar o campeonato. O time azul acompanha de perto o líder Flamengo e o vice-líder Palmeiras, que tropeçaram na rodada.
O Juventude, por sua vez, luta na parte de baixo da tabela. Embalada com as vitórias sobre Sport e Vasco, a equipe de Thiago Carpini luta desesperadamente contra o rebaixamento e tem 32 pontos na 18ª posição. A distância para o Santos, 16º colocado, é de quatro pontos.
Como chega o Juventude
O técnico Thiago Carpini não terá os zagueiros Rodrigo Sam, suspenso, e Wilker Ángel, lesionado. Marcos Paulo e Abner podem se juntar a Luan Freitas na linha de três defensores.
Existe a possibilidade, porém, de o treinador do Papo optar pela troca do esquema tático. Desta forma, um meio-campista entraria na vaga de um dos zagueiros citados acima. Jadson e Mandaca disputam um lugar no setor. Caíque era dúvida por problema muscular, mas deve ser utilizado.
O Juventude tenta manter o bom momento. As últimas duas rodadas foram de vitórias sobre Vasco, por 3 a 1, e Sport, por 2 a 0.
Nenê em ação pelo Juventude
Como chega o Cruzeiro
Leonardo Jardim precisa lidar com muitos desfalques para a partida. Suspensos pelo número de cartões amarelos, Matheus Pereira, Walace, Arroyo e Christian não podem jogar. Wanderson e Marquinhos, por questões físicas, também seguem fora.
Com três “problemas” no ataque, o português precisou quebrar a cabeça nos últimos dias para reconstruir a equipe. Gabigol, Eduardo e Sinisterra são os favoritos para assumir as posições livres.
Lucas Silva, que cumpriu suspensão no empate com o Fluminense, voltará. Outra novidade é Matheus Henrique, que se recuperou de fratura na costela e foi relacionado após uma ausência de 46 dias.
O Cruzeiro não perde no Brasileirão há oito rodadas e é dono da maior invencibilidade do torneio. Fora de casa, a sequência sem derrotas é de quatro partidas.
Leonardo Jardim e Gabigol durante treino do Cruzeiro
Baile do Cruzeiro no primeiro turno
No primeiro turno, o Cruzeiro levou a melhor. A equipe de Leonardo Jardim teve grande atuação e goleou o Juventude por 4 a 0, com gols de Gabigol (duas vezes), Kaio Jorge e Christian.
William em Cruzeiro x Juventude no primeiro turno
Juventude x Cruzeiro
Juventude
Jandrei; Luan Freitas, Marcos Paulo e Abner (Jadson/Mandaca); Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilú e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Eduardo; Sinisterra (Japa/Matheus Henrique), Gabigol e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quinta-feira (20), às 16h (de Brasília)
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Leila Naiara Moreira (DF) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves (RN)
Transmissão: A Itatiaia transmite o jogo no rádio (AM 610 e FM 95,7) e em seus canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte). Na TV, o jogo será transmitido pelo Premiere.