O
Com o resultado, os mineiros acumulam três derrotas seguidas na Série A (Bahia, Palmeiras e Flamengo) e caíram para o 13º lugar. O time de Cuca não venceu desde o retorno da competição após a pausa para o Mundial de Clubes. O adversário, por sua vez, vive momento distinto, com três vitórias consecutivas (Fluminense, Bragantino e Atlético).
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (31), mas por outra competição. Também no Rio de Janeiro, cariocas e mineiros duelam no primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. Cabe lembrar que eles foram os finalistas da edição passada, com o Rubro-Negro levando a melhor e ficando com o título. O jogo de volta será em 6 de agosto (quarta-feira), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Flamengo com retornos
Para encarar o Galo, o técnico Filipe Luís teve os retornos do volante Allan e do atacante Gonzalo Plata, que ficaram fora do último jogo. Viña, que estava ganhando minutos após recuperar-se de lesão e cirurgia em 2024, foi titular pela primeira vez em 2025, e formou o trio uruguaio com Varela e Arrascaeta.
Atlético com mudanças
Para o confronto na “Cidade Maravilhosa”, o técnico Cuca foi obrigado a fazer mudanças no sistema defensivo, já que não podia contar com o zagueiro Lyanco, suspenso. Com isso, optou com a entrada de Igor Rabello para formar dupla com Junior Alonso. Saravia entrou na vaga de Natanael, para ser uma espécie de terceiro zagueiro. No meio de campo, Gabriel Menino ganhou a vaga do lateral-esquerdo Caio.
Primeiro tempo movimentado
Os primeiros 50 minutos de bola rolando no Maracanã foram de bom futebol e com os dois times criando boas oportunidades de abrir o marcador. Apesar do zero no placar, Flamengo e Atlético criaram bastante e fizeram jogo equilibrado.
Aos cinco, Rony perdeu oportunidade inacreditável. Após dividir com o goleiro Rossi, o atacante ficou livre. De cabeça baixa e com o gol aberto, chutou, mas em cima do último defensor flamenguista. A reposta dos donos da casa veio pouco tempo depois, com Bruno Henrique. Ele tentou colocar a bola no ângulo, mas ela passou “tirando tinta” da trave direita de Everson.
Lance polêmico, com VAR em ação
Aos 35 minutos, Plata dominou a bola e foi parado por Fausto Vera. O árbitro, a princípio, marcou a penalidade máxima. Os jogadores do Flamengo cobraram cartão para o argentino, que era o último homem, mas o Ramon Abatti Abel ignorou. Acionado pelo VAR, o “dono do apito” reviu o lance e cancelou a marcação, dando falta na entrada da área e mantendo o cartão amarelo para o atleticano.
Flamengo melhor no segundo tempo
Na volta do intervalo, o Flamengo voltou mais intenso e pressionando mais a equipe mineira. O Atlético, por sua vez, não conseguiu ter o mesmo ímpeto da etapa inicial e acabou não criando as mesmas chances, fazendo o goleiro Rossi se tornar espectador.
Gol de líder
Aos 29 minutos, após falta cometida por Renzo Saravia, veio o tento carioca. Luiz Araújo alçou na área e Léo Ortiz subiu mais que os defensores atleticanos; de cabeça, o zagueiro tirou o zero do marcador.
Estreia no Galo
Aos 32 minutos, Cuca acionou o atacante Biel. Apresentado na última sexta-feira (25), o camisa 77 fez sua estreia pelo Alvinegro. Ele foi contratado por empréstimo junto ao Sporting, de Portugal.
Fim de papo
Apesar da pressão final do Galo, que buscava o empate, nada mudou. Final de jogo no Maracanã: Flamengo 1 x 0 Atlético.
Flamengo 1 x 0 Atlético
Flamengo
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Viña; Allan (Evertton Araújo), Jorginho e Arrascaeta (Wallace Yan); Plata (Luiz Araújo), Bruno Henrique e Pedro (Juninho).
Atlético
Everson; Renzo Saravia (Igor Gomes), Igor Rabello, Alonso; Fausto Vera (Natanael), Alan Franco, Gabriel Menino e Scarpa; Cuello (Bernard), Rony (Biel) e Hulk.
Gols: Léo Ortiz, aos 29 minutos do segundo tempo, para o Flamengo
Cartões Amarelos: Allan, Pedro, Vinã (FLA); Fausto Vera, Everson, Hulk, Saravia (CAM)
Renda: R$ 3.222.665,00
Público: 54.547
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 27 de julho de 2025 (domingo)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 20h30 (de Brasília)
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Bruno Boschilia e Alex dos Santos
VAR: Márcio Henrique de Gois
Transmissão: Premiere e Sportv