Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

CSA anuncia técnico que ‘subiu’ Neymar ao profissional do Santos em 2009

Profissional chega para substituir Higo Magalhães, demitido nesse domingo (27), e estreará contra o Vasco

Márcio Fernandes é o novo técnico do CSA

O CSA anunciou, nesta segunda-feira (28), a contratação do técnico Márcio Fernandes, responsável por ‘subir’ Neymar ao profissional do Santos em 2009. O treinador de 63 anos chega para substituir Higo Magalhães, demitido nesse domingo (27), um dia após a derrota por 3 a 1 para o Londrina, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Márcio Fernandes será oficialmente apresentado já nesta segunda, às 13h30 (de Brasília). A estreia será contra o Vasco, na quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O técnico que ‘subiu’ Neymar

Márcio Fernandes comandou o Santos entre o fim de 2008 e o início de 2009 e foi responsável por incorporar Neymar ao elenco profissional do clube paulista.

“Eu acho o Neymar um grande jogador, acredito muito no potencial dele. Vamos trazê-lo para o elenco, mas o torcedor precisa ter calma. Ele ainda vai ter de ganhar corpo. No começo, vai ser mais uma participação leve, para que ele possa ganhar massa muscular e enfrentar zagueiros de grande estatura”, afirmou o treinador, à época.

O profissional, contudo, não chegou a colocar o então jovem em campo. No dia 12 de fevereiro de 2009, Márcio foi demitido após sete jogos no Campeonato Paulista, com três vitórias, três derrotas e um empate.

Quem o substituiu foi Vagner Mancini, que promoveu a estreia de Neymar no dia 7 de março - vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Oeste.

Carreira de Márcio Fernandes

Além do Santos, Márcio Fernandes tem passagens por diversos clubes ao longo da carreira. Ele treinou RB Bragantino, Fortaleza, Brasiliense, Guarani, Vila Nova-GO, Joinville, Paysandu, Sampaio Corrêa, entre outros.

No currículo, o técnico acumula os títulos da Série C de 2015 e 2020, ambos com o Vila Nova, e o da Copa Verde de 2022, com o Paysandu.

CSA na temporada

Após 14 rodadas, o CSA ocupa a 9ª posição da Série C, com 18 pontos. Apenas os oito primeiros colocados avançam para o quadrangular final que definirá o acesso à Segunda Divisão.

O clube alagoano vinha de cinco partidas sem vencer na competição nacional, com três derrotas e dois empates no período. Apesar disso, o Azulão classificou-se à semifinal da Copa do Nordeste e enfrentará o Confiança-SE por uma vaga na final. Na Copa do Brasil, está nas oitavas de final e terá pela frente o Vasco.

Veja o anúncio do CSA

“A diretoria azulina acertou a contratação do técnico Márcio Fernandes, de 63 anos. Nascido em Santos-SP, o treinador tem conquistas importantes ao longo da carreira. Foi campeão do Brasileirão Série C em 2020 e 2015, campeão da Copa Verde em 2022, além de títulos estaduais no futebol paranaense, paraense e paulista.

Márcio Fernandes está em Maceió e será apresentado ao elenco azulino hoje à tarde. Ele já comanda a equipe na partida de quarta-feira contra o Vasco, pela Copa do Brasil”.

Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.