O River Plate, da Argentina, teve boas chances, mas não conseguiu superar o Monterrey, do México. A partida terminou empatada em 0 a 0 neste sábado (21), no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Califórnia, Estados Unidos, pela segunda rodada do Grupo E do Mundial de Clubes.
Com o resultado, o confronto entre River Plate e Internazionale, última rodada, ganhou contornos decisivos. Os argentinos chegaram aos quatro pontos e dividem a liderança da chave com os italianos.
Para garantir a classificação às oitavas, o River precisa apenas de um empate contra a Inter. Já os italianos, apesar de estarem na mesma situação, não têm a mesma segurança: o Monterrey, com dois pontos, ainda tem chances de avançar se vencer o já eliminado Urawa Reds-JAP.
Se os mexicanos vencerem e River e Inter empatarem, haverá um triplo empate com cinco pontos. Nesse cenário, a classificação será decidida pelos critérios de desempate — e a Inter corre o risco de ser eliminada, dependendo do saldo de gols do Monterrey.
Caso o River perca para a Inter e o Monterrey vença, mexicanos e italianos garantirão suas vagas na próxima fase. Nesse cenário, os Millonarios podem eliminar os atuais vice-campeões da Liga dos Campeões, desde que argentinos e mexicanos saiam vitoriosos em seus respectivos jogos.
O jogo
O River criou as melhores oportunidades, principalmente no primeiro tempo. Galoppo, ex-São Paulo, e Martínez Quarta tiveram chances claras, mas desperdiçaram. No segundo tempo, Borja, ex-Palmeiras, também teve boas oportunidades, mas não conseguiu marcar.
Nos acréscimos, Kevin Castano, do River, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Com postura segura e consciente de suas limitações, o Monterrey conseguiu segurar o empate até o fim.
Próxima rodada
Buscando a vaga na próxima fase, o River Plate enfrentará a Internazionale na quarta-feira (25), às 22h (horário de Brasília), no Seattle Field.
No mesmo dia e horário, o Monterrey encara o Urawa Reds-JAP, em busca de uma vitória que pode colocá-lo na disputa por uma vaga nas oitavas de final.