Ouvindo...

Herói do Al-Hilal no Mundial, Marcos Leonardo foi ‘sucessor’ de Kaio Jorge, do Cruzeiro

Jogadores foram contemporâneos no Santos, mas saída de KJ ‘abriu caminho’ para Marcos Leonardo ganhar destaque na equipe

Kaio Jorge e Marcos Leonardo dividiram o vestiário no Santos

Destaque da histórica vitória do Al-Hilal sobre o Manchester City no Mundial de Clubes da Fifa, o atacante Marcos Leonardo foi o grande nome da partida com dois gols e garantiu a classificação do clube saudita às quartas de final. Vale lembrar que o jovem atacante teve como antecessor direto no Santos outro nome hoje em alta no futebol brasileiro: Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro.

A conexão entre os dois jogadores remonta ao período entre 2020 e 2021, quando ambos integravam o elenco profissional do Peixe, clube pelo qual foram revelados. Kaio Jorge, então considerado uma das principais promessas da base alvinegra, vivia seu auge no clube com atuações de destaque.

Na campanha da Libertadores de 2020, por exemplo, foi o artilheiro santista com cinco gols e ajudou o time a chegar à final contra o Palmeiras.

Marcos Leonardo, que subiu ao profissional em 2020, era considerado a principal sombra de Kaio Jorge naquele momento. Ambos chegaram a ser relacionados juntos em 33 partidas pelo Santos, com um retrospecto equilibrado: 12 vitórias, 7 empates e 14 derrotas. Mesmo com a concorrência, os dois deixaram suas marcas como artilheiros.

Saída de Kaio abriu espaço para Marcos

Kaio Jorge foi negociado com a Juventus, da Itália, em 2021, após 84 jogos e 17 gols pelo Santos. Sua saída abriu espaço definitivo para Marcos Leonardo, que assumiu o protagonismo no ataque santista. Entre 2020 e 2023, o camisa 9 disputou 168 partidas pelo clube e balançou as redes 54 vezes, sendo vendido ao Benfica em 2023.

Atualmente, os dois vivem bons momentos em clubes diferentes. Kaio Jorge tem se destacado com a camisa do Cruzeiro e soma 10 gols em 18 partidas na temporada. Marcos Leonardo, por sua vez, se tornou o nome do momento no futebol internacional após sua atuação decisiva diante do campeão europeu Manchester City, levando o Al-Hilal a um feito inédito para o futebol asiático.

Na próxima fase do Mundial de Clubes, Marcos Leonardo terá pela frente o Fluminense, na sexta-feira (4), às 16h (de Brasília), com a expectativa de manter o protagonismo que o acompanha desde os tempos de Vila Belmiro.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports