Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Vitória Cup: Cruzeiro busca ampliar retrospecto positivo contra argentinos; veja números

Cruzeiro enfrentará Defensa y Justicia e Banfield, pela primeira vez na história, em torneio amistoso internacional

Leonardo Jardim comandará o Cruzeiro na Vitória Cup

O Cruzeiro buscará, na Vitória Cup, ampliar seu retrospecto positivo contra equipes argentinas. A equipe celeste enfrentará o Defensa y Justicia-ARG e o Banfield, entre os dias 3 e 6 de julho, no estádio Kleber Andrade, na cidade de Cariacica, na Grande Vitória, durante o torneio amistoso internacional.

Será a primeira vez na história que o clube celeste enfrentará tanto o Defensa y Justicia-ARG quanto o Banfield-ARG. No entanto, com esses dois jogos, o time celeste atingirá a partida de número 113 contra equipes da Argentina.

De acordo com o site Cruzeiropedia, especializado em estatísticas celestes, o Cruzeiro já enfrentou equipes argentinas em 111 oportunidades. Nesse recorte, foram 53 vitórias, 19 empates e 39 derrotas. O aproveitamento cruzeirense diante dos argentinos é de 53%.

Argentinos pelo caminho

Em toda a história, o Cruzeiro já enfrentou 16 adversários argentinos: Argentinos Juniors, Atlético Tucumán, Belgrano, Boca Juniors, Chacarita Juniors, Estudiantes, Huracán, Independiente, Lanús, Racing, River Plate, Rosario Central, San Lorenzo, San Martin, Unión de Santa Fe e Vélez Sarsfield.

Mais partidas, com direito a uma final de Libertadores

Desses, o rival que mais vezes ficou frente a frente com o Cruzeiro foi o Boca Juniors. Foram 18 confrontos, com sete vitórias celestes, sete derrotas e quatro empates. Dentre esses duelos, um ficou muito marcado: final da Copa Libertadores da América de 1977, vencida pelos Xeneizes nos pênaltis.

Em 6 de setembro de 1977, na Bombonera, o Boca venceu o primeiro jogo da final por 1 a 0, com gol de Veglio. No segundo jogo, no Mineirão, no dia 11 de setembro, o Cruzeiro devolveu o placar (1 a 0), com gol de Nelinho.

Na partida desempate, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, empate no tempo normal (0 a 0). Nos pênaltis, vitória do Boca Juniors por 5 a 4.

Campeão da Libertadores em cima de um Argentino

Em 1976, o Cruzeiro venceu a Copa Libertadores da América em cima do River Plate, rival que já ficou frente a frente com a equipe celeste em 16 oportunidades.

Na final continental, o Cruzeiro levou a melhor, também após três jogos.

Na primeira partida, em 21 de julho de 1976, o Cruzeiro goleou o River Plate por 4 a 1, com gols de Nelinho, Palhinha (2 vezes) e Valdo; Más descontou para os argentinos.

Na segunda partida, em 28 de julho de 1976, vitória do River Plate por 2 a 1, com gols de JJ López e González. Palhinha fez o de honra celeste.

No jogo desempate, no estádio Nacional, em Santiago, no Chile, vitória do Cruzeiro por 3 a 2, com gols de Nelinho, Eduardo e o antológico de Joãozinho; Más e Urquiza fizeram os gols argentinos.

Derrota na final da Sul-Americana de 2024

No ano passado o Cruzeiro também perdeu uma final de torneio continental para equipe argentina. Na ocasião, foi derrotado pelo Racing-ARG por 3 a 1, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, em jogo de final única da Copa Sul-Americana.

Número de jogos do Cruzeiro contra argentinos

  • Argentinos Juniors: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota
  • Atlético Tucumán: 1 derrota
  • Belgrano: 1 vitória
  • Boca Juniors: 7 vitórias, 4 empates, 7 derrotas
  • Chacarita Juniors: 1 derrota
  • Estudiantes: 4 vitórias, 1 empate, 3 derrotas
  • Huracán: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota
  • Independiente: 9 vitórias, 1 empate, 5 derrotas
  • Lanús: 1 vitória, 1 empate
  • Racing: 8 vitórias, 2 empates, 5 derrotas
  • River Plate: 10 vitórias, 2 empates, 4 derrotas
  • Rosario Central: 2 vitórias, 1 derrota
  • San Lorenzo: 3 vitórias, 3 empates, 3 derrotas
  • San Martín: 1 empate, 1 derrota
  • Unión: 1 empate, 1 derrota
  • Vélez: 4 vitórias, 1 empate, 5 derrotas

Data e horário dos jogos da Vitória Cup

  • 02/07 - 20h - Desportiva Ferroviária x Banfield: Engenheiro Araripe
  • 03/07 - 20h - Cruzeiro x Defensa y Justicia: Kleber Andrade
  • 06/07 - 10h - Desportiva Ferroviária x Defensa y Justicia: Engenheiro Araripe
  • 06/07 - 16h - Cruzeiro x Banfield: Kleber Andrade

Agenda do Cruzeiro em julho

  • 3/07 - Defensa y Justicia (Vitória Cup)
  • 6/07 - Banfield (Vitória Cup)
  • 13/07 - Grêmio (Brasileiro) - Mineirão
  • 17/07 - Fluminense (Brasileiro) - Maracanã
  • 20/07 - Juventude (Brasileiro) - Mineirão
  • 23/07 - Corinthians (Brasileiro) - Neo Química Arena
  • 27/07 - Ceará (Brasileiro) - Mineirão
  • 30/07 - CRB (Copa do Brasil) - Mineirão
Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.