Trump surpreende e sugere renomear futebol americano durante sorteio da Copa

Presidente dos Estados Unidos marcou presença no evento que definirá os grupos da Copa de 2026

NFL é a principal liga de futebol americano do mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, roubou a cena durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026, realizado nesta sexta-feira (5), em Washington D.C, ao sugerir que o futebol americano deve ser renomeado.

Em tom bem humorado, o chefe de estado norte-americano citou a ‘rixa’ que há entre o futebol americano e o futebol tradicional nos Estados Unidos - isso porque no país norte-americano, o futebol é chamado de soccer, e não football, como nos demais países do mundo.

“A gente tem um conflito por aqui, porque temos o futebol americano. Mas quando você pensa sobre isso, esse realmente é o futebol. A gente deve pensar em outro nome para o futebol americano. Porque ‘foot’ é pé, ‘ball’ é bola, então isso deve ser pensado”.

A fala do presidente foi aplaudida pelos presentes no local e pelo mandatário da Fifa, Gianni Infantino.

Trump recebe Prêmio da Paz da Fifa

Trump também subiu ao palco no Kennedy Center para receber o Prêmio da Paz da Fifa. O mandatário estadunidense é o primeiro a receber a honraria da entidade máxima do futebol.Além do troféu, Trump também recebeu uma medalha especial e um certificado.

Copa do Mundo 2026

O Mundial de 2026 será disputado entre 11 de junho e 19 de julho, em Estados Unidos, México e Canadá.

As 48 seleções foram divididas em 12 grupos com quatro times cada. Líder e vice avançam à próxima fase (16-avos de final), assim como os oito melhores terceiros colocados.

Posteriormente, a Copa terá as fases de oitavas, quartas, semifinal e final.

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...