O Flamengo atualizou, nesta sexta-feira (12), a situação do goleiro Santos. O jogador está em fase final de negociação com o Fortaleza e a tendência é que ele siga para o clube cearense assim que os documentos forem trocados entre as partes. Havia a intenção de contar com o goleiro em alguns jogos de janeiro, mas a liberação deve ocorrer de maneira imediata.
“O Santos tem uma negociação finalizada, fase final de documentação, com o Fortaleza. A maior probabilidade é que o Santos vá para o Fortaleza agora. Não é flexibilizar, é uma decisão técnica do clube que outro goleiro, talvez o Matheus Cunha, dispute os jogos do Carioca enquanto o principal esteja em Orlando”, disse Bruno Spindel, executivo de futebol do Flamengo.
Os dirigentes falaram com a imprensa no CT Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. A diretoria do Fla apresentou o uruguaio De La Cruz como reforço para a temporada 2024.
Ainda de acordo com o dirigente, a decisão foi tomada de maneira conjunta. O técnico Tite e o próprio jogador definiram sobre o futuro do goleiro longe do clube carioca.
Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Fla, também comentou sobre a transferência. Braz exaltou a trajetória de Santos no Flamengo.
“Um jogador campeão da Libertadores e Copa do Brasil. Jogador importantíssimo, cara formidável. O Flamengo só tem a agradecer. Jogador que sabe que está negociado, pensando em série de fatores pessoais, caminha ao lado dessa decisão”, disse.
Santos foi contratado pelo Flamengo junto ao Athletico-PR em 2022. Pela equipe rubro-negra, foram 63 jogos e dois títulos: Libertadores e Copa do Brasil em 2022.
Briga para ser titular
A ideia da comissão técnica do Fortaleza não é com a chegada de Santos apenas repor a saída de Fernando Miguel, que teve contrato encerrado e acertou com o Ceará, mas ter alguém que brigue pela posição com João Ricardo. O objetivo é ter competitividade no setor.
O jogador de 33 anos perdeu espaço no Flamengo com a chegada do argentino Rossi, no meio de 2023. Santos foi formado no Athletico-PR, clube que defendeu profissionalmente por 11 anos, até ser vendido em 2022 para o Rubro-Negro.
O Fortaleza anunciou apenas um reforço até o momento, o atacante Moisés, que retorna ao clube sete meses após ser vendido ao Cruz Azul, do México. Outro atacante, Yago Pikachu, que jogou 2023 emprestado pelo Shimizu S-Pulse, do Japão, vai permanecer após ser comprado.