O técnico Ramón Díaz foi
Anunciados pelo Corinthians em julho de 2024, Ramón e Emiliano Díaz chegaram com a missão de livrar a equipe da zona de rebaixamento no Brasileirão. O objetivo foi cumprido com folga: o Timão terminou a liga nacional na 7ª posição, com 56 pontos.
O Corinthians teve uma incrível arrancada na reta final do Brasileiro, com nove vitórias seguidas. Além disso, o time apresentou um futebol convincente, guiado pelo trio Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay.
Nas copas, porém, o Timão teve eliminações frustrantes sob o comando da família Díaz. Na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada na semifinal para o Flamengo. Após perder a ida, no Maracanã, por 1 a 0, os paulistas não conseguiram tirar vantagem da superioridade numérica no duelo de Itaquera. O atacante Bruno Henrique foi expulso nos primeiros minutos de jogo e os comandados de Ramón não tiveram alternativas para furar o bloqueio defensivo rubro-negro. Resultado final: 0 a 0.
Já na Sul-Americana, o Corinthians caiu novamente na semifinal, dessa vez para o Racing-ARG. Em jogo movimentado, os times empataram por 2 a 2 na ida, em Itaquera. Na volta, em Avellaneda, o Timão saiu em vantagem com Yuri Alberto, mas levou a virada ainda na primeira etapa e não mostrou poder de reação no segundo tempo.
Na temporada de 2025, com lesões e um elenco pouco reforçado, o Corinthians caiu de desempenho. Mesmo assim, com a forte união entre torcida e jogadores, se sagrou campeão paulista sobre o rival Palmeiras. Sob o comando de Ramón, o Alvinegro voltou a levantar um troféu depois de seis anos.
Na Copa Libertadores, porém, a história foi diferente. O Timão até passou pela Universidad Central-VEN na segunda fase com atuações pouco atrativas, mas caiu para o Barcelona-EQU depois de perder por 3 a 0 em Guayaquil (EQU) e não conseguir reverter o placar na Arena. Eliminação e protestos da torcida.
O início ruim no Brasileiro foi muito importante para a queda de Ramón. Depois do Corinthians vencer e convencer diante do Vasco, o time perdeu para Palmeiras, na Arena Barueri, e Fluminense, em Itaquera. Novos protestos contra a atuação do time.
No saldo geral, Ramón e Emiliano somaram 60 jogos, 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, o que gera um aproveitamento de 60,5% dos pontos.
Próximos passos
Sem Ramón, a tendência é que o Corinthians avance para contratar Dorival Júnior.
A Itatiaia apurou que Dorival, que teve uma passagem de sucesso pelo São Paulo em 2023, é o nome de maior aprovação dentro da cúpula corintiana. Tite, com passagem histórica pelo Timão, tem apoiadores, mas o técnico não pensa em assumir qualquer equipe brasileira até meio do ano.
Apesar do trabalho decepcionante na Seleção Brasileira, o Corinthians se anima com as performances recentes de Dorival nos clubes. O estilo conciliador do treinador também é visto como um trunfo.