Pelo segundo ano seguido, Fortaleza e Corinthians se enfrentam em confronto mata-mata pela Copa Sul-Americana. A batalha em 2024 começa nesta terça-feira (17), às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense, pela ida das quartas de final.
Em 2023, deu Fortaleza. Foi 3 a 1 no agregado, depois de um empate por 1 a 1 em São Paulo e uma vitória do Tricolor cearense em casa, por 2 a 0. O encontro foi pela semifinal, combinação que levou o time de Juan Pablo Vojvoda até a final, quando perdeu nas cobranças de pênaltis para a LDU de Quito-EQU, em jogo único no Uruguai.
Desta vez, porém, os mandos de campo se inverteram. Como fez melhor campanha na fase de grupos, o Corinthians vai poder decidir a classificação em sua casa, a Neo Química Arena, na capital paulista. O confronto de volta será na terça-feira da semana que vem, dia 24 de setembro, também às 21h30 (de Brasília).
O holandês Memphis Depay não vai estrear pelo Corinthians no Castelão, ele nem viajou ao Ceará. No Fortaleza, Vojvoda terá reforços e vai poder escalar quase o que tem de melhor.
A estimativa é que mais de 50 mil pessoas estejam no Castelão nesta terça. Em 3 de outubro de 2023 foram 60.451 torcedores no estádio na semifinal, recorde da edição passada.
Time quase ideal
No Fortaleza, o zagueiro Brítez, o atacante Yago Pikachu e o meia Martínez retornam de suspensão. Os dois primeiros serão titulares, enquanto o ex-jogador do América vai ficar como opção no banco de reservas.
Quem também deve ficar disponível a Vojvoda é o volante Matheus Rossetto, que se recuperou de um edema muscular. Ele está fora do time há um mês e vinha sendo titular do meio de campo.
O técnico argentino, entretanto, dificilmente coloca entre os 11 que iniciam uma partida um atleta recém liberado pelo departamento médico, portanto Rossetto deve começar no banco de reservas.
Desfalques certos são o goleiro reserva Santos, com uma lesão muscular, e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, com uma tendinite no joelho.
Sem Depay
O Timão não terá ainda a estreia do holandês Memphis Depay, reforço sensação que nem viaja a Fortaleza. O jogador se prepara para estrear no sábado (14), na Neo Química Arena, em São Paulo, contra o Atlético-GO, pela 27ª rodada do Brasileirão.
O Corinthians vê a Sul-Americana como o torneio que demanda menos urgência entre os três que a equipe ainda disputa. Na semifinal da Copa do Brasil, e no Z4 do Campeonato Brasileiro, o time paulista pode até mesmo preservar jogadores para a partida no Castelão.
Dois novos desfalques estão confirmados: o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o volante Raniele, ambos com desconforto muscular.
Fortaleza x Corinthians
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Corinthians
Hugo Souza; Fagner, André Ramalho, Félix Torres e Hugo; Breno Bidon (André Carrillo), Charles, Igor Coronado e Talles Magno; Yuri Alberto e Romero. Técnico: Ramón Díaz.
Motivo: ida das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 17 de setembro de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Facundo Rodriguez (ambos da Argentina)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
Transmissão: SBT, ESPN e Disney+