Ouvindo...

Times

Copa do Nordeste: Sport e Fortaleza se reencontram três meses após atentado

Equipes se enfrentam neste domingo (26), às 18h (de Brasília), pela semifinal da competição regional, na Arena de Pernambuco; último confronto ficou marcado por ataque ao ônibus com a delegação tricolor

Pouco mais de três meses depois do atentado que chocou o Brasil, Sport e Fortaleza voltam a se encontrar em Pernambuco. Neste domingo (26), às 18h (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), as equipes fazem, em jogo único, a semifinal da Copa do Nordeste de 2024.

Quem vencer avança para a final. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. O Leão da Ilha joga em casa porque fez melhor campanha até aqui.

Relembre o atentado

Na madrugada do dia 22 de fevereiro, após empate em 1 a 1 pela primeira fase da competição regional, o ônibus que levava a delegação do Fortaleza ao aeroporto foi atingido por pedras e uma bomba caseira.

Seis jogadores ficaram feridos: o goleiro João Ricardo, os laterais Gonzalo Escobar e Dudu, os zagueiros Titi e Brítez e o volante Lucas Sasha. Escobar apresentou o caso mais grave, ao levar uma pancada na cabeça de um estilhaço maior. Ele, inclusive, não faz mais parte do elenco do Leão do Pici - foi negociado com o Santos.

A Polícia Civil deflagrou a Operação Hooligans para investigar o atentado, e concluiu que o ataque foi premeditado. Só ficou a dúvida se o alvo inicial era o ônibus do Fortaleza ou o de uma torcida organizada tricolor.

No total, sete suspeitos foram presos de forma provisória. Contudo, foram soltos no dia 16 de abril, após uma decisão da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Jaboatão dos Guararapes. Eles estão obrigados a cumprir uma série de medidas cautelares. Confira:

  1. Não se ausentarem da Região Metropolitana do Recife – RMR, por mais de 15 (quinze) dias, sem prévia comunicação à Justiça;
  2. Comparecimento bimestral em juízo, para atualizar o endereço para onde deverão ser dirigidas as futuras comunicações processuais;
  3. Afastamento imediato da Torcida Jovem do Leão, estando proibidos de comparecerem ao espaço físico destinado àquela organização, devendo manter distância mínima de 200 (duzentos) metros do Barracão, sede ou subsede, ou de se reunirem com os outros integrantes da agremiação denunciados, em qualquer espaço físico ou virtual, devendo, também, manter, um do outro, a mesma distância mínima obrigatória acima mencionada;
  4. Impossibilidade de participação nos grupos virtuais, inclusive do WhatsApp, criados e/ou utilizados pela Torcida Jovem do Leão, ou por integrantes desta associação, para debater assuntos específico da agremiação;
  5. Impossibilidade de comparecimento presencial aos jogos do Sport Club do Recife, seja ele realizado em qualquer Estado da Federação;
  6. Impossibilidade de contato, por qualquer meio, com as testemunhas destes autos, devendo manter distância mínima de 200 (duzentos) metros.

O Superior Tribunal de Justiça (STJD), depois de punir o Sport com oito jogos de portões fechados, recuou da decisão. No dia 9 de abril, reduziu a pena para quatro jogos e estabeleceu que apenas parte da Arena de Pernambuco (25%) ficaria fechada. O Leão da Ilha já cumpriu a punição.

Esquema de segurança

Em virtude do atentado, o jogo terá um esquema especial de segurança. A Policia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que fará a escolta das caravanas da torcida do clube cearense desde a entrada dos torcedores no estado até a concentração da torcida visitante na Arena Pernambuco.

À Itatiaia, o Sport informou que disponibilizará 340 seguranças privados para atuarem no evento. Além disso, estarão à disposição mais de mil policiais, sendo eles oriundos de 13 batalhões de área, uma companhia independente, e oito batalhões especializados, entre eles do BEPI e do 1º BIEsp que virão do interior do Estado para reforçar a segurança.

A entrada de torcidas organizadas aliadas de outras equipes que tenham vínculos com as organizadas do Fortaleza não será permitida no setor visitante.

Ao todo, foram disponibilizados 2 mil ingressos para a torcida do Fortaleza. A venda foi feita neste sábado (25), de forma online.

A Polícia Militar ressaltou que irá reforçar o policiamento na escolta da delegação do clube cearense durante todos os deslocamentos dentro da cidade: do aeroporto para o hotel, do hotel para a Arena e da Arena para o aeroporto.

Sport em boa fase

Apesar de os resultados recentes não terem sido bons - duas derrotas na Série B e a eliminação para o Atlético na Copa do Brasil -, a fase do Sport é boa. O desempenho do time treinado por Mariano Soso tem evoluido, e o Leão quase conseguiu reverter o placar de 2 a 0 contra o Galo no mata-mata nacional.

Na Segundona, o Rubro-Negro pernambucano ocupa a terceira colocação, com 12 pontos conquistados em seis jogos.

Para a partida contra o Fortaleza, a única dúvida é em relação à condição do lateral-esquerdo Felipinho, que deixou o jogo contra o Atlético, na última quarta-feira (22), com dores na coxa.

Vojvoda histórico

O jogo também marca um feito histórico conquistado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O argentino vai completar 232 jogos oficiais no comando do Fortaleza, igualando Moésio Gomes, que comandou o time tricolor entre as décadas de 1950 e 1980. O treinador assumiu o Leão em 4 de maio de 2021, há pouco mais de três anos portanto.

Na elite do futebol brasileiro só há um técnico há mais tempo no cargo: Abel Ferreira, que chegou ao Palmeiras em 30 de outubro de 2020.

Vojvoda não terá quatro jogadores que não estão inscritos na Copa do Nordeste, todos contratados na janela extra de transferências que a CBF concedeu em abril: o lateral Felipe Jonatan, o volante Martinez e os atacantes Renato Kayzer e Breno Lopes.

Lucas Sasha, em transição física após se recuperar de lesão, pode estar à disposição após algumas partidas fora, mas Calebe continua no departamento médico, assim como o zagueiro Britez. E somou-se a eles após a partida contra o Vasco, no meio de semana, o atacante Marinho, com problema muscular.

Pedro Augusto pode começar jogando e fazer a função de terceiro zagueiro, junto com Kuscevic e Titi, repetindo o que já foi feito em algumas partidas da temporada. Há possibilidade de Moisés ganhar uma vaga no ataque, após alguns jogos no banco de reservas.

Sport x Fortaleza

Sport

Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Riquelme; Felipe, Fabricio Domínguez, Lucas Lima e Alan Ruiz; Chrystian Barletta (Romarinho) e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Motivo: semifinal da Copa do Nordeste

Data e horário: 26 de maio de 2024 (domingo), às 18h (de Brasília)

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Auxiliares: Jean Márcio dos Santos (RN) e Luís Carlos de Franca Costa (RN)

Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa-RN)

Transmissão

TV: SBT e ESPN

Streaming: Star+ e DAZN/Nosso Futebol

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais