Ouvindo...

Em busca do hepta, Cruzeiro estreia na Copa do Brasil contra o Vila Nova-GO

Equipe celeste recebe o Tigre, nesta quinta-feira (1º), a partir das 21h30 (de Brasília), no Mineirão, no jogo de ida da terceira fase

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, durante treinamento nesta quarta-feira (30)

Maior campeão, o Cruzeiro estreia na Copa do Brasil de 2025 contra o Vila Nova-GO nesta quinta-feira (1º), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, no jogo de ida da terceira fase. O clube celeste já venceu a competição seis vezes e sonha com o sétimo título.

A expectativa cruzeirense é aproveitar o fator casa para emplacar vantagem de olho nas oitavas de final. O desafio, no entanto, não será simples, já que o Tigre vive bom momento e despachou a Inter de Limeira-SP e o Rio Branco-VN-ES nas primeiras fases da competição.

Jogo de volta

O duelo de volta entre os times está marcado para o dia 22 de maio, às 19h (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia-GO.

Cruzeiro em busca do hepta

Será o primeiro jogo do Cruzeiro nesta edição da Copa do Brasil. O time não precisou disputar as duas primeiras fases, pois se garantiu na terceira etapa por mérito esportivo ao terminar o último Brasileirão na nona posição.

O clube celeste venceu o torneio de mata-mata em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018.

Como chega o Cruzeiro

A equipe treinada por Leonardo Jardim enfrenta o Vila Nova em um momento de paz após o triunfo sobre o Vasco, no último domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico terá o reforço de Fabrício Bruno, que cumpriu suspensão contra o Cruzmaltino. William, recuperado de lesão muscular, também deve ser novidade diante do Tigrão.

A tendência, no entanto, é que Fagner, novo titular da posição, seja escalado.

A dúvida é Matheus Pereira, que pode ser preservado pela comissão técnica de olho no jogo contra o Flamengo, no domingo (4). O camisa 10 treinou com os companheiros nessa quarta-feira (30), mas ainda não está em sua melhor forma física.

Caso o armador não reuna condições de atuar, Gabigol e Eduardo são os favoritos para a vaga.

Dudu, que vive situação incerta no clube após conflitos internos, não deve atuar contra o Vila Nova, apesar de ter voltado aos treinos. Se entrar em campo pelo Cruzeiro na Copa do Brasil, o atacante não poderá atuar na competição por outro time.

Como chega o Vila Nova

O Vila Nova aposta em sua defesa sólida para surpreender o Cruzeiro. Em 2025, o time sofreu apenas 15 gols em 27 jogos. O bom desempenho é fruto do trabalho do técnico Rafael Lacerda, que privilegia o setor.

“Eu fui em um evento do clube aqui e me chamaram de retranqueiro. De onde eu venho, retranqueiro se chama organizado, organização defensiva. Lá no Sul é assim. Porque time que leva muito gol não chega a lugar nenhum”, disse Lacerda, em entrevista coletiva no dia 16 de abril.

Nesta temporada, o Tigre finalmente conseguiu quebrar o jejum de 20 anos sem ganhar o Campeonato Goiano. O bom momento no estadual se prolongou para a Série B, já que o Vila tem três vitórias, um empate e uma derrota nas cinco primeiras derrotas.

Contra o Cruzeiro, o Vila Nova não tem desfalques confirmados. A dúvida é Jean Mota, que sentiu um desconforto muscular e será reavaliado.

Cruzeiro x Vila Nova

Cruzeiro

Cássio; Fagner, Lucas Villalba, Fabrício Bruno (Jonathan Jesus) e Kaiki; Lucas Romero, Christian e Lucas Silva, Matheus Pereira (Eduardo); Kaio Jorge e Wanderson. Técnico: Leonardo Jardim.

Vila Nova-GO

Halls, Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Arílson, Igor Henrique e Jean Mota (Diego Torres); Júnior Todinho (Labandeira) e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Lacerda.

Motivo: ida da terceira fase da Copa do Brasil
Data e horário: 1º de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Transmissão: A Itatiaia transmite no rádio no 95,7FM e nos canais de Youtube. Na TV, o jogo será transmitido pelo Sportv e pelo Premiere.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.