Ouvindo...

Maringá goleia o Athletico-PR na Ligga Arena e avança à final do Paranaense

Com o resultado, Dogão encara o Operário na decisão do estadual

Maranhão abriu o placar para o Maringá

O Maringá superou o Athletico-PR em plena Ligga Arena e avançou à final do Campeonato Paranaense. O placar de 3 a 0 nesta quarta-feira (19) garantiu a classificação do Dogão, que chega a sua terceira decisão nas últimas quatro edições do estadual. O jogo de ida realizado no domingo (16) terminou 1 a 1.

Maranhão abriu o placar para o time visitante nos acréscimos do primeiro tempo. Matheus Moraes ampliou e Rodrigo Santos decretou a vitória dos visitantes na segunda etapa.

Ato contra racismo antes da partida

Antes da bola rolar, o árbitro da partida mostrou um cartão antirracismo, numa campanha criada pelo Athletico pela semana do Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial. Em seguida, jogadores e torcedores presentes na Ligga Arena também levantaram o cartão, como gesto simbólico contra o preconceito.

A ação ocorre após uma sequência de casos de racismo contra brasileiros. Primeiro, contra Luighi, do Palmeiras, em um compromisso pela Copa Libertadores Sub-20. Também, pelos cânticos proferidos pela torcida do Atlético Madrid contra Vinicius Junior, antes do jogo com o Real Madrid pela Champions League.

Como foi o jogo

Desde que a bola saiu do centro do gramado da Ligga Arena, Athletico e Maringá protagonizaram um grande confronto. Um lá e cá das duas equipes nos primeiros minutos deixaram os torcedores de ambos os lados aflitos e ligados a cada movimento dentro das quatro linhas.

Aos sete minutos, Velasco recebeu um lançamento, chegou perto da área e bateu cruzado. A finalização foi desviada pela defesa do Maringá.

Na sequência, o Dogão partiu para o ataque, rondou a área até Maranhão receber livre e desperdiçar uma boa chance para os visitantes. O atacante isolou por cima da goleira de Mycael.

Quatro minutos depois, Matheus Moraes tentou novamente uma bomba de longe, mas o goleiro do Furacão tirou com os olhos. Aos 24, Luiz Fernando levou vantagem do marcador e cabeceou no meio do gol de Dheimison, que defendeu com tranquilidade.

A partir da metade do primeiro tempo, o confronto começou a ficar tenso. Depois de algumas paradas por chegadas duras, o Maringá conseguiu abrir o placar. Aos 49 minutos, uma falta foi cobrada para dentro da área do Athletico. Maranhão pulou mais alto que os zagueiros do Furacão e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0.

Na etapa complementar, Barbieri tirou um zagueiro e colocou um atacante. Belezi saiu para dar lugar a Isaac, que já tentou um chute logo nos primeiros segundos. Porém, não teve êxito.

Aos 12, Velasco partiu sozinho pela ponta direita, mas foi desarmado. Em seguida, a bola sobrou para Zapelli, que chutou de fora da área para desvio da zaga.

Na sequência, aos 18, o zagueiro Cauã colocou uma bola na trave do gol de Mycael. Susto na torcida do Furacão.

O Maringá ampliou aos 22, com Matheus Moraes. Após o rebote do goleiro, o atacante cabeceou para rede: 2 a 0. O Athletico reclamou de um impedimento, inicialmente assinalado pelo auxiliar. Porém, o VAR validou a jogada.

Aos 35, Rodrigo Santos decretou a goleada do Maringá em plena Ligga Arena: 3 a 0. Atropelo dos visitantes. Protestos da torcida do Furacão.

O zagueiro Ronald foi expulso aos 39 minutos, após impedir chegada perigosa de Mastriani. Os treinados de Barbieri tentaram descontar o placar, mas não tiveram êxito.

O Athletico volta a campo somente pela Série B do Campeonato Brasileiro. A estreia será contra o Paysandu, em Belém, no dia 5 de abril.

Já o Maringá se classificou à final e vai medir forças com o Operário, em jogos de ida e volta. As partidas estão marcadas para os dias 22 e 29 de março.

Athletico 0 x 3 Maringá

Athletico

Mycael; Hayen Palacios, Belezi (Isaac, intervalo), Tobias Figueiredo, Léo e Fernando (Alan Kardec, 18 2ºT); Raul, Felipinho (Mastriani, 32 2ºT), Bruno Zapelli (Giuliano, 18 2ºT) e Velasco; Luiz Fernando (Leozinho, 32 2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.

Maringá

Dheimison; Raphinha (João Félix, 43 2ºT), Tito, Ronald e Max Miller (Cauã, 27 1ºT); Buga, Rodrigo Santos e Leo Ceará (Lucas Bonifácio, 19 2ºT); Edison Negueba (Robertinho, 43 2ºT), Matheus Moraes (Cristovam, 43 2ºT) e Maranhão. Técnico: Jorge Castilho.

Gols
Maranhão (49min1ºT), Matheus Moraes (25min 2ºT) e Rodrigo Santos (35min 2ºT) , do Maringá

Cartões amarelos
Felipinho, Luiz Fernando e Tobias Figueiredo (Athletico)
Rodrigo Santos, Vitinho, Matheus Moraes e Buga (Maringá)

Cartão vermelho
Ivan Campanaro (auxiliar) e Ronald (Maringá)

Público: 20.976 presentes
Renda: R$ 592.320,00

Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Paranaense
Data: 19 de março de 2025 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, no Paraná

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Auxiliares: Victor Hugo dos Santos (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
Árbitro de vídeo: José Mendonça Júnior (PR)

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.