O América venceu o Uberlândia sem dificuldades por 2 a 0 nesta quarta-feira (7), em duelo da 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. No estádio Independência, em Belo Horizonte, Juninho e Renato Marques marcaram para decidir a vitória do Coelho.
Com os três pontos, o América chega à terceira vitória em quatro jogos e ainda não perdeu neste Campeonato Mineiro. Com 10 pontos, a equipe americana disparou na liderança do grupo C e se vê em situação mais tranquila para uma possível classificação.
Além disso, o América se mantém como a melhor campanha do estadual até então, dono também do melhor ataque e da melhor defesa dentre os 12 times.
Para o Uberlândia, por outra lado, o alerta segue acesso. Em quatro partidas, são dois empates e duas derrotas. O Verdão fica com quatro pontos e segue em 3º no grupo B.
Próximos compromissos das equipes
América e Uberlândia terão cerca de uma semana de preparação para os próximos compromissos, válidos pelas rodadas 5 e 6 da primeira fase do estadual. Na quarta-feira (14), o Verdão recebe o Itabirito no Triângulo Mineiro; enquanto o Coelho será visitante no clássico contra o Cruzeiro na quinta (15).
Na sequência, ambas as equipes entram em campo no domingo (18). O América vai receber o Villa Nova, e o Uberlândia vai ao Vale do Aço enfrentar o Ipatinga.
América começa ‘enroscado’, mas abre o placar com o capitão
Os primeiros minutos de jogo não tiveram grandes chances para ambos os lados. O América, dono da casa, tentou criar pelo meio, mas parava na boa armação defensiva do Uberlândia. Quando tentou pelos lados, o Coelho pouco evoluiu.
Quando a equipe americana colocou a bola no chão e trocou mais passes na intermediária, a primeira jogada de perigo foi convertida em gol. Aos 16 minutos, Juninho acionou Renato Marques, que fez o pivô e devolveu o passe. O capitão invadiu a área e finalizou no canto para abrir o placar.
Domínio americano debaixo de chuva no Horto
O jogo ficou mais aberto após o primeiro gol do América, mas fato é que só o Coelho seguiu criando chances de perigo. Debaixo de leve garoa em BH, a bola corria mais e facilitava as trocas de passe da equipe americana.
Do outro lado, o Uberlândia tentou sair para o jogo e até finalizou algumas vezes. Entretanto, faltou profundidade ao time do Triângulo Mineiro, especialmente pelos lados do campo, o que dificultou as ações ofensivas.
Completando o bom primeiro tempo do América, uma “dobradinha” das categorias de base foi decisiva no segundo gol. Aos 43 minutos, Renato Marques recebeu grande lançamento de Moisés e ficou cara a cara com o goleiro Rafael Pin. O atacante deu um toque por cobertura e ainda completou de cabeça para ampliar o placar com um golaço no Independência.
Vantagem sob controle e três pontos na tabela
O cenário de domínio do América, que tomou conta do primeiro tempo, foi praticamente o mesmo na etapa final. O Coelho não desistiu do jogo, muito pelo contrário, seguiu rodando a bola e buscando ações de ataque, especialmente em bons lançamentos de Moisés em busca de Jacaré, Fabinho e Renato Marques.
A vitória poderia até se transformar em goleada, mas o América desperdiçou um pênalti ainda no começo de jogo. Por volta dos 15 minutos do segundo tempo, Jacaré caiu na área e ficou pedindo a marcação.
Inicialmente, o árbitro ignorou, mas foi chamado pelo VAR e confirmou a falta sobre o atacante americano. Moisés partiu para a bola, mas cobrou muito mal e teve a cobrança defendida por Rafael Pin.
Minutos depois, o Coelho quase teve outro pênalti a seu favor. O goleiro do Uberlândia derrubou Renato Marques, e o árbitro assinalou a penalidade, mas voltou atrás após revisão e confirmou falta bem próxima à linha da área. Rafael Pin, entretanto, acabou expulso. A partida seguiu a toada de domínio americano, que ainda acertou uma bola na trave, e terminou com triunfo da equipe por 2 a 0.
América 2 x 0 Uberlândia
América
Dalberson; Mateus Henrique (Daniel Borges), Julio, Ricardo Silva e Marlon; Alê (Felipe Amaral), Moisés e Juninho (Rodriguinho); Fabinho (Rodrigo Varanda), Vitor Jacaré e Renato Marques (Benítez). Técnico: Cauan de Almeida.
Uberlândia
Rafael Pin; Tiago Baiano (Davisson), Adryan, Mendonça e Gabriel Carioca; João Victor, Sabino e Léo Martins (Vinicius Balotelli); Geovane (Flávio Macarrão), Jefferson (Elzo) e Rafinha (David Lucas). Técnico: Felipe Conceição.
Gols
Juninho (16 min 1T), Renato Marques (43 min 1T) do América
Cartões Amarelos
Renato Marques (América); Rafinha, Adryan e Gabriel Carioca (Uberlândia)
Cartão Vermelho
Rafael Pin (Uberlândia)
Motivo: 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro
Data, horário e local: 7 de fevereiro (quarta-feira), às 19h (de Brasília), no estádio Independência, em BH
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Rodney Faria Lima
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Público: 1.523 torcedores
Renda: R$12.825,00
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.