Ouvindo...

Diretor da FMF abre o jogo sobre final do Mineiro 2026 com torcida dividida

Gabriel Cunha também explicou mudança no formato da competição e avaliou Conselho Técnico

Gabriel Cunha, diretor de competições da FMF, em entrevista após Conselho Técnico do Campeonato Mineiro 2026

Gabriel Cunha, diretor de competições do Federação Mineira de Futebol (FMF), abriu o jogo sobre a possibilidade de torcida dividida em meio a meio na final do Campeonato Mineiro 2026. No próximo ano, a competição será decidida em partida única, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O dirigente explicou que a alteração foi imposta devido à redução no número de datas disponíveis para competições estaduais, de 12 para 11. A mudança foi anunciada pela CBF em outubro.

Cunha também destacou que o Gigante da Pampulha consegue receber duas torcidas na decisão em caso de clássico na final e que o assunto já foi tratado com os órgãos de segurança.

“Bom, as mudanças muito impostas em razão da alteração do calendário da CBF, que nós temos agora 11 datas. Dentre as diversas opções que os clubes tiveram, eles decidiram por realizar o campeonato em 11 datas e a competição será com final única, no Mineirão, com mando da Federação Mineira de Futebol. Então, vai ser mais ou menos no formato que nós já tivemos em 2022”, explicou.

“Obviamente, que com a presença da torcida dos dois times. Claro, por que não? A ideia é que se tivermos clássico na final, que seja 50 a 50. Isso já foi tratado com os órgãos de segurança. Nós entendemos que o Mineirão comporta e é até feito para isso. O Mineirão é originalmente criado para isso, para dividir as torcidas, e nós queremos dar esse exemplo, esse espetáculo para a torcida mineira”, destacou o diretor de competições da FMF.

Em 2022, o Campeonato Mineiro foi decidido em final única entre Atlético e Cruzeiro, no Mineirão. Na ocasião, a equipe alvinegra se sagrou campeã estadual.

Avaliação do Conselho Técnico do Mineiro 2026

Gabriel Cunha também avaliou a realização do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro, nessa quarta-feira (5). Para o diretor de competições, a reunião foi realizada de maneira “harmoniosa”.

“Foi um Conselho Técnico harmonioso, digamos assim. Agora, os debates sempre existes, principalmente, quando falamos em diversas modificações relacionadas às quantidades de datas possíveis, os formatos propostos”, iniciou.

“É natural que haja debates, mas foram debates respeitosos, propositivos. Os clubes chegaram nas decisões por maioria, em alguns casos, por unanimidade. Foi um Conselho Técnico produtivo, enriquecedor. Acho que o campeonato vai refletir esse grande Conselho Técnico que tivemos aqui”, finalizou.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.