A Federação Mineira de Futebol (FMF) promoveu uma mudança no formato pelo qual são definidos os rebaixados ao
A partir da próxima edição do campeonato estadual, serão rebaixadas as equipes com as duas piores campanhas entre os três últimos colocados de cada grupo. Desta forma, não há mais a possibilidades de dois clubes da mesma chave caírem para o Módulo II.
Para efeito de comparação, na edição 2025 do torneio, eram consideradas as duas piores campanhas na tabela geral de classificação do campeonato para definir o rebaixado.
Na última edição do Campeonato Mineiro, Aymorés e Villa Nova foram rebaixados à divisão de acesso do torneio estadual. Ambos os times estavam no grupo C do torneio e marcaram sete e quatro pontos, respectivamente.
Campeonato Mineiro 2026
O Mineiro contará com 12 equipes divididas em três grupos. Serão quatro times em cada chave, com o líder de cada um classificado para as semifinais. O segundo melhor colocado geral completará os semifinalistas.
As semifinais serão definidas em ida e volta, ao contrário da finalíssima. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda vai detalhar as rodadas do Estadual.
Formato da competição
Na primeira fase, as equipes serão divididas em três grupos de quatro times - que não se enfrentam na mesma chave. Desta forma, um time do grupo A não encara outro time do mesmo grupo.
Avançam para as semifinais os três primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado geral. Nas semis, os participantes se enfrentam em duelos de ida e volta, sendo este último realizado na casa do time de melhor campanha na primeira fase.
Os dois classificados para a final duelam em jogo único no Mineirão. O mando da partida será da Federação Mineira de Futebol (neutro).