O
A Raposa solicitou, com antecedência, que os jogos contra o Atlético sejam comandados por árbitros de outros estados, diferentemente do que aconteceu em alguns embates na atual temporada. A informação foi revelada por João Pedro da Silva Castro, advogado do clube.
“Foi o que a gente esperava. Acho que é uma forma legal de escutar os clubes, os clubes poderem se manifestar. Todos foram ouvidos, sejam os clubes da capital ou do interior. Tudo foi submetido à votação”, inciou o advogado em entrevista após o evento.
“É importante o Cruzeiro passar que, através do nosso presidente, o Pedro Lourenço, deixamos constar em ata, repassamos o nosso desejo, para as arbitragens dos clássicos serem arbitragens de fora (do estado). A gente confia muito na arbitragem mineira, são árbitros competentes, mas acho que o nível de complexidade e tensão dos últimos jogos, entendemos que o ideal seria arbitragem fora. Repassamos nosso desejo, pedimos para contar em ata na reunião e vamos aguardar ano que vem”, completou.
FMF define grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro 2026; veja como ficou Campeonato Mineiro 2026 será decidido em final única no Mineirão; entenda
Cruzeiro na bronca com a arbitragem
Dois clássicos entre Cruzeiro e Atlético neste ano foram marcados por polêmicas de arbitragem. O primeiro aconteceu em fevereiro, ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro.
O árbitro Felipe Fernandes de Lima, de Minas Gerais, expulsou Gabigol por cotovelada em Lyanco, após consulta no VAR. Minutos antes, o time celeste ficou na bronca por cartão vermelho não dado ao zagueiro atleticano, que pisou no braço de Dudu, então atacante celeste. O Alvinegro saiu vencedor por 2 a 0.
O segundo jogo alvo de protestos foi em setembro, pela Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV. A arbitragem do mineiro Paulo Cesar Zanovelli marcou, de forma equivocada, o escanteio que gerou o gol de empate do Atlético.
Veja como ficaram definidos os grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro 2026
Grupo A
- Atlético
- Uberlândia
- Democrata
- URT
Grupo B
- América
- Tombense
- Betim
- Pouso Alegre
Grupo C
- Cruzeiro
- Athletic
- Itabirito
- North
Formato da competição
Na primeira fase, as equipes serão divididas em três grupos de quatro times - que não se enfrentam na mesma chave. Desta forma, um time do grupo A não encara outro time do mesmo grupo.
Avançam para as semifinais os três primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado geral. Nas semis, os participantes se enfrentam em duelos de ida e volta, sendo este último realizado na casa do time de melhor campanha na primeira fase.
Os dois classificados para a final duelam em jogo único no Mineirão. O mando da partida será da Federação Mineira de Futebol (neutro).