A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou na tarde desta quarta-feira (5), no Mineirão, o Conselho Técnico do
A alteração da final ocorre por causa da diminuição das datas disponíveis, de 12 para 11, para a disputa de campeonatos estaduais a partir de 2026.
O início da competição será no dia 10 de janeiro, sábado.
A única edição do campeonato neste século com decisão única foi em 2022. Na ocasião, o Atlético se sagrou campeão sobre o Cruzeiro.
Novos participantes
A edição de 2026 terá dois novos clubes em relação ao último campeonato: North Esporte Clube, de Montes Claros, e URT, de Patos de Minas. As equipes garantiram o acesso após as boas campanhas no Módulo II e conquistaram o direito de integrar a elite do futebol mineiro na próxima temporada.
Equipes que participarão do Campeonato Mineiro 2026
- América (Belo Horizonte)
- Athletic (São João del-Rei)
- Atlético (Belo Horizonte)
- Betim (Betim)
- Cruzeiro (Belo Horizonte)
- Democrata (Governador Valadares)
- Itabirito (Itabirito)
- North (Montes Claros)
- Pouso Alegre (Pouso Alegre)
- Tombense (Tombos)
- Uberlândia (Uberlândia)
- URT (Patos de Minas)
Sistema de bolas múltiplas e divulgação de análises do VAR
A FMF também confirmou que o Campeonato Mineiro 2026 contará com o sistema de bolas múltiplas. Serão 12 bolas ao redor do campo para facilitar o reinício da partida após a saída da bola de jogo.
Outra confirmação, foi a divulgação de todas as análises do VAR nas plataformas digitais da FMF. Além disso, todos os jogos da competição contarão com árbitro de vídeo.
Formato da competição
Na primeira fase, as equipes serão divididas em três grupos de quatro times - que não se enfrentam na mesma chave. Desta forma, um time do grupo A não encara outro time do mesmo grupo.
Avançam para as semifinais os três primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado geral. Nas semis, os participantes se enfrentam em duelos de ida e volta, sendo este último realizado na casa do time de melhor campanha na primeira fase.
Os dois classificados para a final duelam em jogo único no Mineirão. O mando da partida será da Federação Mineira de Futebol (neutro).