Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia sobe o tom contra arbitragem após lance polêmico em duelo com Atlético

Tricolor entende que Junior Alonso deveria ter sido expulso por pisão em Michel Araujo

Time do Bahia reunido antes de partida contra o Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte

O Bahia subiu o tom contra a arbitragem do duelo com o Atlético, realizado nessa quarta-feira (5), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, o clube apontou “oscilação de critério” no futebol nacional.

"É notável que, na mesma noite, o VAR não considerou necessário aplicar cartão vermelho por uma entrada forte sofrida por Michel Araujo, em outra partida da rodada, um lance semelhante resultou em expulsão. Essa discrepância reforça a percepção da falta de uniformidade nos critérios arbitrais”, diz o comunicado.

O lance reclamado pelo Bahia é um pisão do zagueiro Junior Alonso que atingiu o tornozelo de Michel Araújo. O árbitro Davi de Oliveira Lacerda (ES) puniu o defensor alvinegro com cartão amarelo e manteve a decisão após análise na cabine do VAR.

“Ele escorrega em cima da bola aqui. Ô Traci, ele pisa em cima da bola e depois tem um pé sobre pé, pé com pé aqui, depois seguiu na vantagem. Michel, foi falta, mas eu dei a sequência para sua equipe. Foi o que eu vi, ele pisa em cima da bola e escorrega na bola, ele não bate lá", disse o dono do apito.

“Ele toca o pé, mas o pé não está fixo. Ele está no alto e vai deslizando, com intensidade baixa. Para mim não é protocolar. Tem um pé que está no tornozelo do jogador, mas não está fixo no chão, ele vai deslizando. Está em disputa de bola, não é depois do toque”, completou.

Leia também

Ainda em nota, o Bahia relembrou que, antes da partida, o Atlético fez reclamações públicas contra a arbitragem por causa de lances ocorridos em duelo com o Internacional.

“Nos dias que antecederam a partida Bahia e Atlético-MG, o clube mineiro questionou publicamente a arbitragem após ter sido prejudicado por um erro, que resultou em uma expulsão na partida contra o Internacional, no ultimo final de semana”, apontou.

O Esquadrão de Aço foi derrotado pelo Galo por 3 a 0. Os gols do confronto foram marcados por Hulk, Igor Gomes e Biel.

A equipe treinada por Rogério Ceni voltará a campo no próximo sábado (8), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Inter. O duelo, válido pela 33ª rodada do Brasileirão, será realizado no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Veja a nota completa do Bahia

“O Esporte Clube Bahia SAF vem a público manifestar sua extrema preocupação com o erro da arbitragem na partida contra o Atlético-MG, que evidencia a oscilação de critérios e inconsistência na aplicação das regras no futebol brasileiro.

É notável que, na mesma noite, o VAR não considerou necessário aplicar cartão vermelho por uma entrada forte sofrida por Michel Araujo, enquanto, em outra partida da rodada, um lance semelhante resultou em expulsão. Essa discrepância reforça a percepção da falta de uniformidade nos critérios arbitrais.

De forma constante, o Bahia tem alertado, veementemente, nas reuniões semanais entre clubes e a Confederação Brasileira de Futebol, a necessidade de adoção de medidas visando a promoção da uniformidade de critérios.

Preocupa também o fato do Bahia ter sido prejudicado, novamente, após reclamações públicas do adversário sobre problemas com arbitragem nas partidas imediatamente anteriores, como ocorreu na partida do dia 25 de maio, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Nos dias que antecederam a partida Bahia e Atlético-MG, o clube mineiro questionou publicamente a arbitragem após ter sido prejudicado por um erro, que resultou em uma expulsão na partida contra o Internacional, no ultimo final de semana.

A evolução do futebol brasileiro passa por uma arbitragem profissional e que utilize os mesmos critérios, independentemente de contra quem estes são aplicados”.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports